Rua Manoel Gajo começa a receber serviços de pavimentação

11 de março de 2016

Rua Manoel Gajo começa a receber serviços de pavimentação

Uma das principais vias de Bertioga, a Rua Manoel Gajo, no Centro, já começa a receber uma frente de trabalho para intervenções e posterior pavimentação. A obra, que faz parte do projeto de pavimentação de 50 ruas no Centro, Albatroz e Maitinga, teve início na quinta-feira (10), no trecho que vai da Avenida Anchieta até a SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e representa uma grande demanda da comunidade, uma vez que a via, sofre com alagamentos durante períodos chuvosos.

De todas as ruas que serão contempladas no projeto, a Manoel Gajo será a que terá maior custo. Somente nessa etapa, o custo é de R$ 1,6 milhão. Isto porque será construída uma galeria de macrodrenagem com 377 metros no trecho entre a Rio-Santos e a Rua Ayrton Senna, executada em concreto pré-moldado, com 2,90 metros de largura e 2 metros de profundidade. A galeria irá captar água pluvial da bacia hidrográfica de toda a região no entorno.

Somente essa fase da obra tem prazo de conclusão de cerca de quatro meses. A próxima etapa será a instalação da rede de microdrenagem no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Avenida Anchieta e, posteriormente a execução das guias, sarjetas, pavimentação e calçadas em todo esse trecho.

Como a obra é executada por etapas, está prevista a conclusão desse trecho primeiro, fechando um quadrilátero, entretanto, toda a via, da Rio-Santos até a Avenida Thomé de Souza (1.660 metros), será contemplada.

Interdição

Para viabilizar a instalação da galeria, que será executada no meio da Rua Manoel Gajo, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito, interditou a via no trecho da Rio-Santos até a Rua Ayrton Senna. Vale ressaltar, que os motoristas que trafegam pela Rio-Santos não terão acesso à via durante o período da obra. Já o acesso à Rua Ayrton Senna, pela Manoel Gajo, não está interditado.

A Rua Manoel Gajo também tem grande importância em virtude de ser via de acesso a equipamentos públicos como a Delegacia de Polícia e uma alternativa para se chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Nesta quinta-feira, o prefeito Mauro Orlandini esteve visitando a obra e reconheceu como legítima as reclamações da população. “Mas temos que levar em consideração a complexidade dessa obra. Será necessária uma grande intervenção para a drenagem da água da chuva de toda a bacia no entorno, o que vai evitar os alagamentos. Todas as medidas que a Prefeitura vinha adotando de manutenção já não davam resultado. Essa é uma obra definitiva que vai resolver o problema, promover a valorização da região e se tornar uma via alternativa de acesso ao Centro”.

A obra total de pavimentação das 50 ruas tem custo de R$ 30,8 milhões, provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS.