Ruas e Memórias homenageia Saiad Bechir

18 de dezembro de 2020

Ruas e Memórias homenageia Saiad Bechir

Nesta sexta-feira as 17 horas acontece a troca de nome da Praça Aldo Moro. O equipamento passará se chamar Saiad Bechir. Mais uma homenagem do projeto ruas e memórias que tem como objetivo homenagear moradores que marcaram a cidade, os eternizando em placas que contam suas trajetórias.


A praça fica localizada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves, no Centro.


Saiba mais sobre o homenageado:


Filho de Miguel Bechir e de Isabel Bechir, Saiad Bechir nasceu em Bertioga no dia 25 de dezembro de 1922. Cursou até o terceiro ano primário. Praticava corrida, ciclismo e futebol. Em 1945 foi presidente do Bertioga Futebol Clube.


Em 23 de dezembro de 1949 casou-se sob o regime da comunhão universal de bens, com Raquel Teresa Bechir e tiveram quatro filhos.


Ajudou na conquista da autonomia político-administrativa de Bertioga, influenciando o movimento emancipacionista de 1958. Em meados dos anos 1950 fez parte da instalação do Ferry Boat, ligando Bertioga ao Guarujá.


Bechir fazia corretagem de imóveis e dedicava-se à pesca no tempo livre. Especialmente à pescaria de tainha no rio Itaguaré, o que deu origem a tradicional “Festa da Tainha”. Por volta de 1980, na praia de Guaratuba, em um terreno de sua propriedade criou um camping.


Bechir faleceu em 05 de outubro de 1998.