“Ruas e Memórias” homenageia Ted

11 de março de 2020

“Ruas e Memórias” homenageia Ted

A Prefeitura homenageia Ted, Orestes Alexandre do Amparo Filho. O tributo acontece através do projeto “Ruas e Memórias”, na quinta-feira (12), às 12 horas, na Avenida Vicente de Carvalho, Centro. O trecho entre os cruzamentos com a Av. Anchieta e a Rua Sebastião Arantes passa a se chamar Avenida Orestes Alexandre do Amparo Filho "Ted".


Saiba mais sobre o homenageado:


Bertioguense, Orestes Alexandre do Amparo Filho, o Ted, nasceu 26 de janeiro de 1956. O filho do Sr. Orestes e da Sra. Marli cresceu em meio à natureza e da janela de sua casa avistava os peixes. Herdou da família o amor por Bertioga e pela pesca.


Ted trabalhou com seu pai na pesca de arrastão, nos cercos, pescas de malhão e também mergulhava para contribuir com a renda familiar. O canal, extensão de sua casa, se tornou palco das brincadeiras de infância, ganha pão da família e, mais tarde, se tornou o local do empreendimento que construiu.


Casou em 1988 com Rosa Maria, com quem teve três filhas: Nathália, Maria Luisa e Catarine. No quintal da casa da família eram guardados informalmente alguns barcos de alumínio de amigos. Nessa época, com a abertura das Rodovias Mogi-Bertioga e Rio-Santos houve a demanda por barcos de aluguel, quando iniciou o empreendimento da família, uma marina que funciona até hoje. Os serviços começaram com guarda e aluguel de embarcações, despachante naval e escola náutica.


Graças ao desenvolvimento de Bertioga o comércio prosperou e promoveu ainda mais a nome da Cidade. Ted enxergava no turismo a grande possibilidade para o desenvolvimento sustentável do Município. Os empreendimentos geraram postos de trabalho diretos e indiretos e ajudaram a profissionalizar jovens.


Além de investir na Cidade através de sua empresa, Ted cuidava do meio ambiente, sempre caminhava a beira do canal juntando o lixo, coletando óleo dos pescadores e plantando flores. Acreditava que o homem poderia encontrar paz vivendo de forma simples e em contato com a natureza. Também dizia que sua maior missão era criar suas filhas com amor.


Faleceu em 21 de abril de 2019. Ted nasceu, cresceu e viveu na Avenida Vicente de Carvalho, onde sua família permanece.