Saúde encerra busca ativa para identificar tracoma e hanseníase nas escolas

7 de setembro de 2015

Saúde encerra busca ativa para identificar tracoma e hanseníase nas escolas

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Vigilância Epidemiológica, encerrou no Município o trabalho de busca ativa para identificar portadores de tracoma e hanseníase, seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde. Um total de 876 pessoas, entre crianças e adultos, fez o exame, e foi constatado 34 casos positivos de tracoma, ou seja, 3,88% do público examinado.

Com relação à hanseníase, foram identificadas 10 pessoas com manchas na pele e encaminhadas para avaliação com o médico da Vigilância Epidemiológica. As crianças examinadas contaram com autorização dos pais e responsáveis.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, aconteceu em três unidades escolares, Emeif Boracéia, EM José Carlos Buzinaro e Emeif Professor José Inácio Hora, nos dias 25 e 26 de agosto e 02 deste mês, respectivamente.

O tracoma é uma doença ocular infecciosa e transmissível que, se não tratada, pode levar à cegueira. A hanseníase é uma doença epidemiológica transmissível, que provoca manchas na pele ou nódulos. A região do corpo acometida pode perder a sensibilidade tátil, dolorosa e térmica. A doença, se não tratada, pode provocar lesões tais como atrofias de extremidades das mãos e pés, com perda de sensibilidade.

A realização da campanha em Bertioga contou com apoio da Coordenadoria de Tracoma do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Santos e do Programa Municipal de Tracoma de Santos, Guarujá e São Vicente.