Saúde realiza Campanha ‘Fique  Sabendo’ a partir do próximo dia 25

18 de novembro de 2015

Saúde realiza Campanha ‘Fique Sabendo’ a partir do próximo dia 25

A Secretaria de Saúde de Bertioga, por meio da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realiza nos próximos dias 25, 26, 27 e 30 e 01 de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Campanha Fique Sabendo 2015, com ações de prevenção e testes rápidos de HIV/Aids e sífilis.

A iniciativa visa testar pessoas sexualmente ativas, que nunca realizaram o teste de HIV, além de sensibilizar pessoas mais expostas ao vírus, a fazer o teste, ajudando-as a superar o medo de realizá-lo.

Durante a campanha serão realizadas testagens para HIV, Sífilis e Hepatite C, assim como insumos de prevenção, como distribuição de informativos e do ‘Kit da alegria’, com preservativos masculino, feminino e gel lubrificante. A ação também terá por finalidade acompanhar todos os casos positivos de HIV e sífilis, até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames.

A equipe do CTA estará atendendo em diversos bairros de Bertioga durante a realização da campanha, conforme programação abaixo, que se encerra em 1º de dezembro. A Coordenação Municipal DST/Aids  e Hepatites Virais fica na Rua Jorge Ferreira, 60 – Centro. Mais informações pelo telefone 3317-4296.

AIDS

A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença causada por um vírus chamado HIV. Ele ataca as células responsáveis pelas defesas do organismo e aumenta a chance do aparecimento de outras doenças oportunistas como infecções e tumores.

O vírus HIV pode ser contraído de diversas maneiras, sendo a mais comum, através de relação sexual sem proteção com parceiro soropositivo. Por isso reforça-se a importância de sempre usar a camisinha nas relações  sexuais.

Outras formas de contaminação podem ocorrer da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou aleitamento; bem como através de contato direto com sangue infectado pelo HIV, como ao compartilhar seringas e agulhas para o uso de drogas injetáveis, em transfusões sanguíneas ou, ainda, através de contato com sangue contaminado, por meio de feridas, mucosas ou tecidos profundos do corpo.

Sintomas

O desenvolvimento do HIV no corpo humano passa por diversos períodos. Podem ser caracterizadas como sintomas mais comuns no primeiro estágio da doença a perda de peso e da força física, dores musculares, gripe e febre prolongadas, diarréia, suor à noite, entre outros. No quadro mais adiantado de infecção pelo HIV, costumam surgir às doenças oportunistas e graves, como pneumonia, tuberculose e diarreia crônica.

Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto.

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

Sintomas

Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre sete e vinte dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Confira a programação:

Dia 25 – das 10 às 15 horas – UBS Boracéia – Rua Geraldo Rodrigues Montemor, 965 - Boracéia

Dia 26 – das 10 às 15 horas – UBS Central - Rua Alberto Augusto de Andrade, s/n - Maitinga

Dia 27 – das 10 às 15 horas – Calçadão em frente ao Píer Licurgo Mazzoni – Av. Vicente de Carvalho – s/n - Centro

Dia 30 – das 10 às 15 horas – Bar Princesa do Indaiá – Rua Sebastião Barbosa, 20 – Indaiá

Dia 1º– das 10 às 15 horas – Upa 24 horas, ao lado do Hospital Municipal - Praça Vicente Molinari, s/nº- Centro.