Saúde realiza mutirões, palestras e vistorias para combater a dengue

26 de outubro de 2016

Saúde realiza mutirões, palestras e vistorias para combater a dengue

Mutirões, palestras, visitas porta a porta nas regiões epidêmicas, com maior número de casos de dengue e parcerias com escolas municipais e estaduais. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde vem trabalhando o ano inteiro com a realização de diversas ações visando combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e  da  febre chikungunya.

Os mutirões começaram no dia 10 de setembro e já passaram pelos bairros Albatroz (antigo Albatroz I e II), Jardim Vicente de Carvalho, Mangue Seco, Rio da Praia, Indaiá e nas localidades conhecidas como Jardim das Canções e Ana Paula.  Já foram vistoriados 70% dos imóveis da Cidade.

Ainda estão programadas duas ações para os dias 12 e 19 do próximo mês, respectivamente, no Bairro Chácaras e Vista Linda. As ações acontecem das 09h às 13 horas. Em caso de chuva, o mutirão é adiado. A recomendação estadual é de que sejam realizados mutirões em dois sábados de cada mês para municípios com população abaixo de 100 mil habitantes.

Com o registro, este ano, de 793 casos positivos de dengue e de dois casos de chikungunya, sendo um importado de outra cidade, o Município também vem trabalhando com a nebulização. Na última semana, a Região Central recebeu a ação, que contou com a participação dos agentes da Coordenadoria de Vetores e Dengue, na busca do controle de criadouros, em um raio de nove quadras onde foi positivado o paciente.

Além disso, em dois meses, o ‘Teatro da Dengue’, visitou 60% das escolas municipais, com o objetivo de orientar e informar as crianças sobre os cuidados que devem ser tomados para acabar e evitar com os focos da doença. As ações também ocorreram no Grupo Vivência, Casa de Apoio, Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini e Ongs.

A Coordenadoria de vetores e Dengue junto com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) também está promovendo ações com a intenção de colher o mosquito em escolas estaduais para análise e fazendo o controle de criadouros ao redor dessas unidades. Já receberam as ações, as escolas Professor Archimedes Bava, no Indaiá; Jardim Vicente de Carvalho e Willian Aurelli, no Rio da Praia.

Visitas

Além de percorrer as casas, os agentes ainda fiscalizam terrenos vazios e, em muitos casos, a grande quantidade de lixo chama a atenção dos técnicos, pelo acúmulo de todo o tipo de material, como restos de construção, de móveis e até lixo orgânico.

Este ano, a preocupação com as ações preventivas foram redobradas em função da febre chikungunya e do zika vírus. A população deve colaborar com a limpeza urbana, dispondo o lixo nas lixeiras nos dias e horários determinados pela empresa que presta o serviço no Município. Na região central da Cidade, a coleta acontece todos os dias; nos bairros, em dias alternados, sempre a partir das 7 horas.

Serviço

Para denúncias sobre possíveis criadouros do Aedes aegypti, basta solicitar vistoria pelo Disk-Dengue, no telefone 3317-6273 ou pelo endereço eletrônico: dengue.bertioga@gmail.com. A Coordenadoria de Vetores e Dengue funciona na Rua Jorge Ferreira, 60, no Centro. O Atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas.