Secretaria de Educação divulga Calendário Escolar de 2016

20 de outubro de 2015

Secretaria de Educação divulga Calendário Escolar de 2016

Como forma de organizar o planejamento do recesso escolar dos servidores da Educação, lotados nas unidades escolares municipais, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, antecipou a publicação do Calendário Escolar 2016. O documento foi divulgado no Boletim Oficial do Município (BOM) do último dia 10. Anteriormente, o planejamento era estabelecido somente no final do ano.

A antecipação do Calendário Escolar vai permitir ao servidor optar pelas férias nos meses de janeiro, junho ou julho, período durante o qual os alunos não estão em aula. Essa medida vai favorecer a municipalidade, uma vez que vai evitar a contratação de funcionários para a cobertura de férias, ou pagamento de horas extras, como ocorria anteriormente, quando o servidor cumpria as férias durante o período de aula. O novo planejamento também vai evitar prejuízo ao trabalho desenvolvido junto ao aluno.

De acordo com o secretário de Educação, foi necessário promulgar a Lei Complementar 110/15, estabelecendo o período específico de férias dos servidores lotados nas unidades de ensino. “Com essa medida, vamos garantir maior organização das unidades durante o ano, evitando remanejamento, além de reduzir custos para o Município, sem qualquer prejuízo para professores e alunos”.

O secretário ainda lembrou que a nova medida, associada ao Sistema de Trabalho à Distância (STD), implantado recentemente nas repartições públicas municipais, vai permitir o funcionamento das unidades escolares nos 200 dias letivos.

O STD permite que determinadas atividades dos servidores públicos sejam executadas em casa, conforme o caso. “Os professores, por exemplo, devem cumprir o planejamento de aula. Com o novo sistema, essa tarefa pode ser feita em casa e até em ambiente virtual”, explicou Ivan, lembrando que isso permite a formação continuada dos professores, o planejamento de atividades, diminuindo custos administrativos e operacionais. “Além de valorizar os servidores”, reforçou o secretário.