Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a dengue

3 de dezembro de 2015

Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com a dengue

Com a chegada da temporada de verão, que traz acentuada elevação de temperatura e chuvas fortes, a Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta, reforçando para que a população tome os cuidados necessários no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

Este ano, a preocupação com as ações preventivas aumentaram por causa da febre chikungunya e do zika vírus, ambos transmitidos pelo Aedes aegypti. Em Bertioga, já foram registrados 433 casos positivos de dengue, entre 1º de janeiro e 02 de dezembro, segundo a Coordenadoria de Vetores e Dengue. Não houve nenhum caso de zika vírus e de chikungunya.

A chefe de Vigilância Sanitária de Bertioga, Lúcia Peres Guimarães, explica a importância de intensificar ainda mais o alerta, orientando os municípios sobre o trabalho de prevenção e orientação. “São vários os fatores que contribuem para o aumento do número de caso de dengue, porém a melhor forma de se evitar é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti”, ressaltou.

Cinco agentes da dengue estão trabalhando nos locais de focos com o propósito de evitar que o mosquito se prolifere. Durante as ações, os técnicos da Coordenadoria percorrem as casas do bairro, entregando folhetos com informações sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado.

Para materiais inservíveis de grande volume, como sofás, colchões e outros móveis, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza periodicamente a Operação Cata-Treco, em conjunto com a Secretaria de Saúde, cujo objetivo é evitar que esses materiais, que muitas vezes estão expostos ao tempo, sirvam de possíveis criadouros do mosquito da dengue. A solicitação de recolhimento desse material também pode ser feita pelo telefone 3319-8035.

Ao identificar um possível foco de dengue, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue através do número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com

Sintomas

A chikungunya é uma doença infecciosa caracterizada por febre acima de 39 graus, dor de cabeça, dores intensas e inchaço nas articulações das mãos e dos pés. Os principais sintomas do zika vírus são febre baixa e manchas pelo corpo (exantema). Seu principal diferencial, das outras doenças, é a presença de uma coceira mais intensa na pele.

Já os sintomas da dengue são mais diversos, podendo ter dores de cabeça, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo
• Mantenha lixeiras tampadas
• Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem nenhuma abertura, principalmente as caixas d’água
• Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água
• Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana
• Mantenha ralos fechados e desentupidos
• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana
• Retire a água acumulada em lajes
• Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados
• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário
• Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.