Secretários de Saúde da Região se reúnem em Bertioga para traçar estratégias

28 de maio de 2018

Secretários de Saúde da Região se reúnem em Bertioga para traçar estratégias

Secretários de Saúde da região da Baixada Santista e suas equipes de gestão estiveram reunidos na quinta-feira (24), no Sesc Bertioga, na “Oficina de Fortalecimento das Regiões de Saúde e da Capacidade de Gestão Municipal – Projeto Ativadores”, realizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEN-SP).

Foi a primeira de seis oficinas do projeto, que tem como objetivo fortalecer as regiões e a gestão municipal de Saúde. Escutando os anseios e desafios das região, o “Ativadores” pretende traçar uma panorama da Saúde no Estado de São Paulo, abrangendo todas as diferenças e especificidades de cada região e cidades; e, a partir disso, traçar metas de ação.

“Ao escutar secretários e equipes, vamos eleger prioridades. A partir desses temas, durante um ano, formularemos propostas e estratégicas, para implantar no Estado”, explica Márcia Tubone, assessora técnica do COSEN-SP e coordenadora do projeto.

O secretário de Saúde de Bertioga comemorou a realização da oficina no Município e destacou a importância de discutir a gestão de forma regional. “O SUS é um sistema peculiar no mundo. Quando se fala em regionalização, estamos falando em atender toda região, com níveis diferentes de complexidade e particularidades. Isso tem sido um desafio, porque não é simples conseguir fazer manter os elos ligados e disponíveis para população”.

O Projeto Ativadores é realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), com recursos do Ministério da Saúde via Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em parceria com a Associação Paulista Saúde Pública (APSP) e Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).