Segurança das escolas será reforçada por iluminação e câmeras de monitoramento

11 de março de 2016

Segurança das escolas será reforçada por iluminação e câmeras de monitoramento

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, investe em todos os aspectos para elevar, cada vez mais, a qualidade da educação na rede municipal de ensino. Para reforçar a segurança dos estudantes e profissionais e inibir atos de vandalismo ao patrimônio, a administração está providenciando, em todas as escolas, a instalação de câmeras de monitoramento e autorizando moradia de guardas civis municipais nas unidades que contam com casas de zeladoria.

Além disso, a pedido da pasta, a Secretaria de Serviços Urbanos está instalando postes de iluminação em todas as escolas. Todas essas ações visam minimizar os atos de vandalismo, que estão ocorrendo nas escolas municipais. Somente nos últimos dois anos, foram 50 situações desse tipo, que atingiram 24, das 27 unidades de ensino. Neste ano, foram cinco escolas que sofreram as consequências dessas ações.

De acordo com o secretário de Educação, Ivan de Carvalho, o projeto de iluminação, que será custeado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), consiste na instalação de postes de iluminação com 10 metros de altura, com quatro pétalas de luminárias e lâmpadas de 250 watts de vapor metálico, sistema utilizado em praças públicas.

O novo sistema de iluminação das escolas já está funcionando e as duas primeiras unidades contempladas são: a Emef José Inácio Hora, no Centro, que ganhou cinco postes, e a Emeif Caiubura, com quatro postes.

Os postes foram instalados no pátio das escolas, com toda fiação isolada do sistema elétrico da unidade, o que impede que a iluminação seja cortada em casos de furtos, como os que têm ocorrido. O ascendimento das luzes é feito automaticamente por meio de células fotoelétrica, quando o dia escurece. A previsão é de que a implantação em todas as escolas esteja concluída até julho deste ano.

Câmeras

Serão instaladas, em regime de locação, 240 câmeras e alarmes dentro e no entorno das unidades escolares, incluindo o Centro de Educação Especializado (CEE) e a Casa do Educador. Cada uma das escolas contará com oito câmeras de infravermelho, com imagens coloridas.

A empresa vencedora da concorrência também vai ficar responsável pelo seguro das escolas e manutenção das câmeras.  As imagens captadas, com data, hora e local, deverão ser gravadas e armazenadas pelo período de no mínimo 20 dias. O sistema deverá possuir equipamento nobreak, com estabilizador embutido e autonomia de no mínimo duas horas para garantir o funcionamento de todo o sistema em eventuais falhas de energia.

A operação da Central de Monitoramento Remoto será de total responsabilidade da empresa contratada, que deverá possuir base em Bertioga. A gravação deverá ser por tempo contínuo, com gravação ininterrupta, 24 horas por dia, com tecnologia de detecção de movimento inteligente, que permite selecionar uma determinada área ou ponto especifico a ser monitorado.

GCMs

Já a ocupação das dependências das zeladorias das unidades escolares da rede municipal de ensino, por GCMs, será estabelecida por meio do Decreto Municipal nº. 746. Atualmente, contam com zeladorias, as escolas municipais Genésio Sebastião Santos, no Bairro Chácaras, Vista Linda, José Carlos Buzinaro e Rio da Praia. De acordo com o secretário de Educação, uma dessas unidades será ocupada por um GCM até o final deste mês.