Semana do Diabetes tem programação especial nas UBSs

24 de novembro de 2017

Semana do Diabetes tem programação especial nas UBSs

Começam no sábado (25), no Centro de Especialidades Médicas (CEME) as atividades da ”Semana do Diabetes”, realizada pela Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde. Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro serão realizadas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é levar informações e ampliar a assistência aos pacientes diabéticos e hipertensos da Cidade.

Entre as atividades estão ações de conscientização sobre o Diabetes, testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação de pé diabético e orientação nutricional com um profissional especializado.

“Essas doenças estão ligadas a problemas circulatórios, que são uma grande causa de internação e morte”, explica a diretora de Saúde, Simone Papaiz. A ação faz parte do Hiperdia, Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos, do Ministério da Saúde.

Confira o calendário de ações nas Unidades Básicas de Saúde:

25/11 – CEME Unidade de Ortopedia (Praça Vicente Molinari, s/n, Centro), das 9 às 15 horas.

27/11 – UBS Vista Linda (Rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda), das 9 às 12 horas.

28/11 – UBF Vicente de Carvalho (Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho), das 9 às 12 horas.

29/11 – UBS Indaiá (Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá), das 9 às 12 horas.

30/11 – USF Boracéia (Rua Mário Schemberg, s/nº, Boracéia), das 13 às 16 horas.

01/12 – UBS Maitinga (Rua Alberto Augusto de Andrade, antiga Rua 14, s/nº, Maitinga), das 9 às 12 horas.

As doenças

Diabetes
O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame) e infarto.

Hipertensão
A pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma doença crônica que é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.