“Semana do Idoso” oferece atividades para população da Terceira Idade

26 de setembro de 2018

“Semana do Idoso” oferece atividades para população da Terceira Idade

A Semana do Idoso começou nesta terça-feira (25), em cerimônia de abertura realizada no Fundo Social de Solidariedade (FSS). As dezenas de idosos presentes ao evento participaram de uma palestra sobre o envelhecimento da população e como ter qualidade de vida até os 100 anos. Houve ainda apresentação do grupo artístico bertioguense “Alma de Maré”.

A programação conta com atividades voltadas à promoção do debate e diálogo sobre os direitos sociais dessa população. Estão programadas palestras, oficinas, exercícios físicos e práticas recreativas, entre outras ações.

“Você está preparado para viver 100 anos? Vamos sonhar e traçar um projeto de vida?”. Essa foi a provocação dada pela terapeuta ocupacional e especialista em gerontologia, mestre em gerontologia, titulada pela Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG) Ana Paula Loureiro Harada, que palestrou durante o evento para a interessada plateia.

“O envelhecimento populacional esta aí. Independente do tamanho das cidades, temos hoje quase 15% da população idosa e a expectativa de vida também aumenta. Muitos dos idosos vão viver mais de 100 anos. A gente precisa conscientizá-los de como chegar ao centenário e ter qualidade de vida ao longo do tempo”, disse.

Segundo a especialista, nessa etapa do envelhecimento, é preciso criar um projeto de vida. “Eles tem mais 40 anos para viver. Não precisa só ter idade, é preciso ter funcionalidade, disposição e principalmente um plano de vida. Se envolver com a sociedade, com programas de convivência, projetos oferecidos pela Prefeitura”.

E como chegar bem a um século de vida? “Atividade física, alimentação saudável e engajamento social. É preciso contato com outras pessoas. O isolamento é uam das principais questões que leva a mortalidade precoce”.

DIA DO IDOSO

Além das atividades da Semana do Idoso, a população da Terceira Idade terá um dia especial no Centro de Especialidades Médicas (CEME). No sábado (29), das 9 às 15 horas, serão realizadas consultas, exames (alguns com resultado na hora), testes rápidos, ações de conscientização e socialização, avaliação para pé diabético e distribuição de livros sobre cuidados com os pés e outros.
A ação é organizada pela Secretaria de Saúde e tem a expectativa de reunir mais de 150 idosos maiores de 60 anos. As fichas serão distribuídas até às 15 horas.

A Semana do Idoso é uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias de Turismo, Esporte e Cultura e Saúde, em parceria com o Sesc Bertioga. Tem apoio do Grupo Vivência de Bertioga, OAB-S e Conselho Municipal do Idoso.

Confira a programação completa da Semana do Idoso:

25/09 – Abertura no Fundo Social de Solidariedade, às 15h

Palestra: Você está preparado para viver 100 anos? Vamos sonhar e traçar um projeto de vida? – Com Ana Paula Loureiro Harada – Terapeuta Ocupacional, especialista em gerontologia, mestre em gerontologia, titulada pela Sociedade Brasileira Geriatria Gerontologia (SBGG)
Apresentação cultural: Grupo Alma de Maré


26/09 – Manhã de Lazer e Entretenimento
9h Alongamento,
10h Lian Gong – Terapia Chinesa,
10h30 Oficina de Memória,
11h15 Apresentação de Dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e do Cras Chácaras.
Tenda de Saúde: Pré Diabético, Testagem, Auriculoterapia, Destro e P.A
Local: Vila do Bem


27/09 – Painel de Direitos da Pessoa Idosa
14h – Apresentação Cultural: Grupo de Dança do CCI “Zeferino Orlandini”
Palestra: Avaliação dos 15 anos do Estatuto do Idoso – com Kamilla Felline, advogada e representante da OAB
15h – Roda de Conversa: Representantes do Conselho Municipal do Idoso (CMI), FSS, Grupo Vivência, OAB-SP, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Trabalho Social – TSI SESC Bertioga
Local: Grupo Vivência
29/09 – Concurso de Miss e Mister Terceira Idade de Bertioga, no FSS, às 19h.
Organização: Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda/CCI
Apoio: Grupo Vivência de Bertioga, OAB-SP Bertioga, Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal do Idoso.

Serviço:
FSS: Rua Walter Pereira Prado, 77 – Centro
Vila do Bem: Rua São Gonzalo, s/nº – Chácaras
Grupo Vivência de Bertioga: Rua Ivo Henrique, 357 – Centro
Centro de Especialidades Médicas: Praça Vicente Molinari, 295 – Centro