Semana Nacional do Trânsitio vai notificar usuário por práticas corretas

27 de agosto de 2015

Semana Nacional do Trânsitio vai notificar usuário por práticas corretas

Tem início no próximo dia 18, em todo o Brasil, a Semana Nacional do Trânsito. Em Bertioga, a Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte irá promover uma programação especial, em parceria com a empresa Porto Seguro, cujo objetivo é levar os motoristas a uma reflexão sobre sua postura no trânsito e incentivar a mudança de comportamento entre os que cometem infrações.

Entre as ações estão abordagens educativas, que visam destacar a consciência dos usuários e elogiar as atitudes corretas  na utilização das vias e calçadas do sistema viário municipal. O tema da campanha este ano, que segue até o dia 25, é ‘Seja você a Mudança no Trânsito’.

A campanha , segundo explica o diretor municipal, consiste na notificação positiva do usuário que executar corretamente a utilização do sistema viário. A ação destaca a década mundial para segurança no trânsito - projeto desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com início em 2010, visando à redução de 50% dos acidentes com vítimas fatais no prazo de 10 anos (2011-20120).

“No país, aproximadamente 50 mil pessoas morrem por ano em consequência de acidentes de Trânsito”, ressalta o diretor, lembrando que segundo informações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil configura em quinto lugar, em número de mortes por ano.

O diretor ressalta que Bertioga tem desenvolvido ações de segurança e educação de trânsito para contribuir com essa redução, destacando, principalmente a implantação de faixas elevadas (lombofaixas) e campanhas educativas, priorizando a travessia de pedestres e a utilização correta das ciclovias. Nos últimos anos, foram inseridos no Município cerca de 20 km de ciclovias. O intuito das ações é melhorar a segurança e a qualidade de vida no trânsito, direcionada a diferentes públicos.