Serviço de Fonoaudiologia atende em média 216 crianças por mês

21 de julho de 2014

Serviço de Fonoaudiologia atende em média 216 crianças por mês

Uma média de 216 crianças da rede de ensino municipal, entre os Núcleos de Educação Infantil (Neims) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) é atendida, por mês, pelo Serviço de Fonoaudiologia disponibilizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação do Município. O trabalho visa prevenir, orientar e tratar as desordens de fala e linguagem das crianças no processo de aprendizagem.

A triagem nas escolas é feita pelos próprios professores, que recebem orientações profissionais da fonoaudióloga Sandra Campos para acompanhar o desenvolvimento da criança em sala de aula e, ao detectar dificuldades, como problemas de fala, devem encaminhá-las para avaliação da profissional.

De acordo com Sandra Campos, tanto para os professores quanto aos pais são feitas orientações para que eles possam participar efetivamente do processo de tratamento, ajudando a criança a desenvolver atividades rotineiras na escola e em casa, como forma de aprimoramento de suas habilidades.

Dentre as atividades aplicadas, as crianças praticam exercícios de escrita e fala em forma de brincadeiras, melhorando assim seu próprio desenvolvimento. “O tratamento é realizado por meio de atividades lúdicas (jogos de memória, quebra-cabeça, etc.) para auxiliar na alfabetização da criança e estimular o seu raciocínio”, explica Sandra, lembrando que os principais casos encaminhados são crianças com distúrbios articulatórios, como a troca de letras, do ‘b’ pelo ‘p’, por exemplo; gagueira e distúrbio de aprendizagem.

Sandra adverte que é importante que o problema seja detectado o quanto antes, já que a primeira escrita da criança será como ela irá falar e proferir as palavras. “Até os 08 anos de idade é mais fácil de tratar o problema”.

Além das crianças da rede de ensino, a fonoaudióloga também atende os professores que sentem algum tipo de incomodo na voz, como rouquidão, cansaço ao falar, mudança de timbre ou pigarras constantes.

Serviço

O Serviço de Fonoaudiologia do Município que funcionava em uma sala anexa à Secretaria de Educação no Paço Municipal, mudou de endereço. O atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, agora é feito, mediante agendamento, na Casa do Educador, que fica na Avenida Ayrton Senna, 154 – Centro (antiga Vila Itapanhaú) – Telefone: 3317-2864.