Serviços de drenagem preparam Rua Manoel Gajo para pavimentação

8 de abril de 2016

Serviços de drenagem preparam Rua Manoel Gajo para pavimentação

Uma obra que representa uma importante intervenção na Rua Manoel Gajo, no Centro, está em pleno andamento. Trata-se da galeria de macrodrenagem, fundamental para a posterior pavimentação da via. Essa intervenção faz parte da obra de pavimentação de 50 ruas no Centro, Albatroz e Maitinga, que já conta com nove ruas asfaltadas e mais 11 que estão prontas para receber a pavimentação.

Já foram executadas a escavação e a base de concreto pré-moldado dos primeiros 40 metros da galeria, entre a SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e a Rua Ayton Senna. A empreiteira responsável pela obra iniciou esta semana a escavação dos próximos 40 metros e a montagem da forma de madeira para concretagem.

No total, a galeria de macrodrenagem conta com 377 metros de comprimento, com 2,90 metros de largura e 2 metros de profundidade. A galeria irá captar água pluvial da bacia hidrográfica de toda a região no entorno. A obra representa uma grande demanda da comunidade, uma vez que a via sofre com alagamentos durante períodos chuvosos.

De todas as ruas que serão contempladas no projeto, a Manoel Gajo será a que terá maior custo. Somente nessa etapa, o valor de execução é de R$ 1,6 milhão. Somente essa fase da obra tem prazo de conclusão de cerca de quatro meses. A próxima etapa será a instalação da rede de microdrenagem no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Avenida Anchieta e, posteriormente a execução das guias, sarjetas, pavimentação e calçadas em todo esse trecho.

Como a obra é executada por etapas, está prevista a conclusão desse trecho primeiro, fechando um quadrilátero, entretanto, toda a via, da Rio-Santos até a Avenida Thomé de Souza (1.660 metros), será contemplada.

A Rua Manoel Gajo também tem grande importância em virtude de ser via de acesso a equipamentos públicos como a Delegacia de Polícia e uma alternativa para se chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A obra total de pavimentação das 50 ruas tem custo de R$ 30,8 milhões, provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS.