Servidores devem iniciar estudos para os Planos de Carreira

8 de abril de 2016

Servidores devem iniciar estudos para os Planos de Carreira

Valorização dos servidores, estímulo à eficiência e otimização dos serviços públicos. Essas são a diretrizes que deverão ser alcançadas com a elaboração dos Planos de Carreira dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga. Decreto nesse sentido foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM) do último sábado (02) e dispõe sobre a elaboração dos estudos para a instituição dos planos.

Além de procurar modernizar o serviço público, o decreto 2.497/16, segue as determinações da Constituição Federal, em seu artigo 39, que estabelece a elaboração dos Planos e também faz parte de uma das metas do Programa de Governo do prefeito Mauro Orlandini. “A intenção é criar um sistema de produtividade, resultando na meritocracia. E esse estudo será feito pelo próprio servidor, garantindo uma participação democrática”, comentou Orlandini, que completou: “somente o servidor conhece profundamente seu trabalho e como estabelecer metas de produtividade”.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Fernando Oliveira, a partir da publicação do decreto, os servidores devem se organizar por setores e iniciar os estudos dos planos, procurando agregar valor a cada etapa do seu trabalho. Em seguida, esse plano deve ser encaminhado à Secretaria de Administração que vai compilar as informações e submeter à apreciação do prefeito Orlandini. Com o aval do prefeito, os planos serão encaminhados para aprovação da Câmara de Vereadores.

Para o secretário, a possibilidade de elaborar o próprio plano de carreira é um grande avanço e uma oportunidade única para o servidor. “Representa um salto na qualidade e desenvolvimento de cada um, com valorização e reconhecimento pelo mérito, pela produção e não somente pelo tempo de trabalho”, comentou o secretário.

A decisão de estimular os servidores a elaborar os Planos de Carreira, segundo o secretário, ocorre em um momento importante da vida política e econômica do País, em que as administrações públicas têm sido cobradas para a realização de serviços cada vez com mais qualidade. “Os novos planos vão beneficiar diretamente os servidores e o resultado será uma melhor qualidade dos serviços prestados aos contribuintes”.

Oliveira ainda ressalta que é o momento de abandonar o modelo burocrático de gestão, focando em resultados e estimulando as pessoas a se qualificarem e crescerem profissionalmente. “É fundamental o servidor vislumbrar uma evolução ao longo do tempo e ser remunerado por isso. Também haverá resultados positivos para a população, pois servidores valorizados e mais qualificados agregam valor e qualidade aos serviços que a Prefeitura presta aos cidadãos”, comentou, o secretário, que é servidor público de carreira há 23 anos.

A partir da publicação do decreto, os servidores devem se mobilizar e iniciar os estudos. A intenção é de que os planos estejam consolidados ainda dentro deste exercício. “Com certeza os vereadores serão sensíveis a importância dos projetos e vão procurar aprová-los o mais rápido possível, a medida em que forem sendo apresentados à Câmara Municipal”, finalizou o secretário.