Servidores devem votar na CIPA

30 de julho de 2014

Servidores devem votar na CIPA

Dos 1.500 servidores públicos municipais de Bertioga, somente 156 votaram para a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Prefeitura de Bertioga, cuja eleição foi aberta no segundo semestre do ano passado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB).

Para garantir o maior número possível de votantes, uma vez que a legislação determina que o pleito seja legítimo com a participação de 50% mais um de votos dos servidores concursados, o presidente do Sindicato, Peter Gades, iniciou a votação itinerante. A urna, que estava na sede da entidade, já começou a percorrer as repartições públicas para recolher os votos dos servidores.

A adesão dos servidores está muito baixa, por isso, o presidente do Sindicato faz um apelo: “A criação da CIPA é muito importante, por isso, reforço aos servidores para que votem no pleito”.

A urna está disponível na sede do Sindicato, que fica na Rua Ivo Henrique, 50, Vila Itapanhaú. A votação pode ser feita das 9 às 15 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-2223.

A CIPA é composta por 10 membros efetivos e 10 suplentes. O presidente é indicado pelo prefeito de Bertioga, após a finalização do pleito. Os membros da CIPA não são remunerados para realizar o trabalho e o mandato é de dois anos.

CIPA

A CIPA foi instituída pela lei 729/06 e tem como objetivo a melhoria das condições de segurança e saúde dos servidores nos ambientes de trabalho. A ela compete inspecionar locais de trabalho, identificando possíveis riscos e solicitando a eliminação, caso ocorram; propor e solicitar medidas de controle dos riscos detectados; analisar os acidentes ocorridos e as doenças de origem laborativa; divulgar as normas de segurança e saúde no trabalho; acompanhar o desempenho e discutir a qualidade de serviços prestados aos servidores afetos às seguintes áreas: trabalho e medicina do trabalho, alimentação, assistência médica, transporte e assistência social.

A CIPA ainda sugere e participa da realização de cursos, treinamentos e campanhas sobre os riscos do ambiente e condições de trabalho, além de acompanhar e avaliar o cumprimento das propostas e solicitações da CIPA, que estiverem sob a responsabilidade da Administração.