Setor de Políticas de Juventude está de portas abertas para os jovens do Município

26 de maio de 2014

Setor de Políticas de Juventude está de portas abertas para os jovens do Município

DIC

Um dos setores que mais cresceu nos últimos anos e vem em constante evolução das administrações públicas de todo o país é o da juventude. Em Bertioga, as ações ligadas ao tema estão em constante desenvolvimento. Prova disso, foi a criação do Setor de Políticas de Juventude (SEPJU), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

O Município conta com uma estimativa de 12 mil jovens, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o chefe de Setor de Políticas de Juventude, Paulo Matos, que assumiu o setor recentemente, uma série de eventos e iniciativas ligadas aos jovens está em andamento.

“Estou muito positivo com relação aos projetos. A juventude é uma fase propícia para se construir identidades e de definições de projetos para o futuro, onde o jovem convive com um conflito entre a dependência familiar, a sociedade e a emancipação de sua autonomia. Pensando nisso, estamos com projetos sobre a realização de palestras e eventos sobre temas como saúde, esporte, qualificação profissional e lazer. Os assuntos são muitos e merecem ser explorados”, comenta.

Matos também afirma que vem participando de reuniões com os jovens dos projetos ‘Ação Jovem’ e do ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo’. “Estamos programando algumas oficinas e passeios educativos com os jovens envolvidos nesses programas”, avisou.

Aberto a novas ideias e propostas de jovens que queriam colaborar, Paulo Matos ressalta que o setor se encontra em funcionamento e aberto para aqueles que entrarem em contato. “Estamos realizando algumas ações com o Conselho Municipal da Juventude (Conjuv). Uma delas tem a intenção de preservar e conscientizar o uso da pista de skate. Queremos mostrar aos jovens que é possível manter o local limpo e preservado”, disse.

Para o presidente do Conjuv, Diogo Ranalli, o setor de Políticas de Juventude é extremamente importante. “É necessário discutir políticas públicas para os jovens. Eles são o futuro do país. Esta política deve envolver o ambiente físico e social, intensificando em ações preventivas e promovendo qualidade de vida”, afirmou.

Ranalli também adiantou que o Conjuv está finalizando a aplicação de um questionário junto aos jovens do Município. “Após a elaboração dessa pesquisa, que contém perguntas relacionadas à educação, saúde, qualidade de vida e capacitação profissional, vamos em parceria com o Setor de Políticas de Juventude, colocar em prática as ações levantadas no diagnóstico”, disse.

Serviço

O Setor de Políticas de Juventude funciona na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, localizada na Praça Vicente Molinari, 17 – Centro (Vila Itapanhaú) , de segunda a sexta-feira, das 8 às 17horas. Mais informações pelos telefones: (013) 3317-6634/3317-3024.