Sistema de monitoramento em Bertioga ganha reforço com câmeras que leem placas de veículos

3 de agosto de 2018

Equipamentos estão sendo instalados em pontos estratégicos e imagens podem ser usadas na resolução de crimes

Estão sendo instaladas em vários pontos de Bertioga as câmeras de vídeo OCR (que fazem leitura de placas de veículos) que completarão o sistema de monitoramento da Cidade. Receberão os equipamentos, compostos por 02 câmeras OCR + 01 PTZ, 12 pontos estratégicos da Cidade. Um aplicativo de análise registra dados nas imagens, como marca, modelo e placa, e envia os dados ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE), que monitora tudo 24 horas por dia, atento a qualquer ocorrência.

Segundo o secretário de Segurança e Cidadania de Bertioga, a instalação das câmeras OCR é um reforço importante ao sistema de monitoramento. “Com a chegada desses equipamentos, concluímos a cerca eletrônica da Cidade. A previsão é que elas estejam em funcionamento no fim do mês, aumentando ainda mais a segurança no Município”.

AS CÂMERAS

Para se ter ideia da eficácia dos equipamentos, em uma ocorrência de roubo, com dados de que o carro usado no crime é da cor branca, tem o número 5 na placa e é de determinada montadora, o sistema automaticamente reduz os veículos que entraram no Município, examinando poucas placas. A partir daí, toda vez que esse veículo passar por uma câmera OCR, dispara na central a ocorrência e esse veículo passa a ser monitorado para eventual abordagem.

Confira os pontos onde estão sendo instaladas as câmeras:
- Acesso à balsa Bertioga/Guarujá; Centro
- Avenida 19 de Maio; Albatroz
- Avenida 19 de Maio – Terminal Albatroz; Albatroz II
- Rua Manoel Gajo; Centro
- Rua Manoel Gajo – Posto Shell; Centro
- Avenida Eng. Eduardo Sanches Ferrari; Jardim Vicente de Carvalho
- Rua Pastor Djalma da Silva Coimbrã; Jardim Rio da Praia
- Rua Augusto Ribeiro Pacheco; Jardim Raphael
- Rua Eng. Eduardo C. da Costa Júnior; Vista Linda
- Rua José Carlos Pace; Vista Linda
- Rua Nicolau Miguel Obeidi; Vista Linda
- Rua Valdemar Costa Filho; Indaiá

O SISTEMA

O primeiro sistema de monitoramento do Município foi inaugurado pela Prefeitura em maio. Com a instalação das 12 câmeras OCR, serão cerca de 50 câmeras de vídeo espalhadas pelos principais pontos da Cidade, monitorando 24 horas por dia, ligadas ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE). A intenção do projeto é garantir mais segurança à população, e coibir a prática de crimes e vandalismo. São contemplados no projeto pontos estratégicos da Cidade, ininterruptamente, como as principais avenidas do Centro e as entradas e acessos pela Rodovia Rio-Santos.

As câmeras podem se posicionar automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do COIBE. As imagens de até 16 câmeras são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadas, identificando localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.