Substituição de luminárias chega ao bairro Indaiá

31 de julho de 2014

Substituição de luminárias chega ao bairro Indaiá

Mais um bairro foi beneficiado com nova iluminação que está sendo implantada pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Gestão de Energia. Desta vez foi o Indaiá, com a instalação de novas luminárias na Praça José Ermírio de Moraes. O acionamento das luzes aconteceu na noite de terça-feira (29) e o canteiro central, que fica em frente à Praça também foi beneficiado com novas luminárias.

Na Praça José Ermírio de Moraes foram instalados sete postes novos com quatro luminárias em cada, totalizando 28 luminárias. Todo o equipamento conta com sistema antifurto, que protege o cabeamento também contra vandalismo. No canteiro central foram instaladas oito novas luminárias. Todas as lâmpadas são de vapor metálico, de 250 watts, o que garante maior luminosidade e menor gasto com energia elétrica.

A corretora de imóveis, Rita de Cássia Muniz, que mora no bairro lembrou que a Praça ficou por muitos anos sem iluminação e, posteriormente, a instalação foi precária, com os fios soltos. “Agora ficou muito bom tanto para nós que moramos no bairro, como para quem está visitando a Cidade”.

No mesmo dia, a Prefeitura de Bertioga também realizou o teste de acionamento das luminárias de mais um trecho da ciclovia da Avenida Anchieta. Foram 40 postes, com duas luminárias em cada um, no trecho que vai do bairro Rio da Praia, na comunidade Ana Paula, até o bairro Vista Linda, próximo ao Condomínio Hanga Roa, em um trecho de cerca de mil metros.

A comunidade que costuma circular pelo local de bicicleta ou a pé também elogiou a iniciativa. “Costumo fazer o percurso do Indaiá até o Centro e ficou muito bom”, elogiou o gesseiro Jonatan Costa Silva.

Até o final deste ano, a Prefeitura de Bertioga terá investido cerca de R$ 2,2 milhões em iluminação pública, incluindo nesses valores a orla da praia, cujo projeto se estenderá até o Indaiá; a substituição de lâmpadas apagadas, em vários pontos da Cidade e mais 670 novos pontos de luz nos bairros, além da iluminação do Parque dos Tupiniquins e Forte São João, que receberão lâmpadas de led e refletores, ampliando a potência e o alcance da luminosidade.

Os investimentos são provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), aprovada por meio da Lei Municipal n° 1.049/12 e instituída no Município em junho do ano passado.  A CIP passou a ser cobrada juntamente com a conta da iluminação particular, residencial e comercial.

Para o prefeito de Bertioga, as ações demonstram a transparência da administração pública. “É a prestação de contas para a comunidade sobre os valores que estão sendo arrecadados. Teremos uma Cidade mais bonita com a iluminação e que representa também mais segurança”, comentou.