Tablets facilitam trabalho dos agentes de saúde em Bertioga

13 de agosto de 2019

Tablets facilitam trabalho dos agentes de saúde em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga iniciou a entrega de tablets para os ACS (Agentes Comunitários de Saúde) da Cidade. Nove profissionais da UBS já Indaiá receberam os equipamentos, que serão usados nas visitas domiciliares aos pacientes feitas regularmente. Ao todo, 48 agentes da rede de saúde municipal receberão a melhoria.

Segundo a diretora de Enfermagem, Ana Renata de Godoy Ferreira, o objetivo é otimizar o trabalho dos ACS nas visitas domiciliares. “Os tablets vão facilitar a transmissão dos dados coletados. Antes, eles anotavam informações sobre o paciente em papel, o que leva mais tempo para organizar os dados. Com o equipamento, basta descarregar as informações em um computador na Unidade de Saúde, assim que retornarem das visitas”, explica.

Outro ponto positivo destacado por Ana Renata é que através dos dados coletados e compilados, a Secretaria de Saúde tem acesso ao perfil dos pacientes e pode planejar melhor ações assistenciais e de saúde voltadas à população.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois cria vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe de saúde. Cada agente é responsável por um determinado território e número de pacientes, visitando-os regularmente.

Segundo o Ministério de Saúde, atualmente a profissão de Agente Comunitário de Saúde é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País, pelo fato de transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução.