Taxistas devem passar por curso de qualificação

1 de julho de 2014

Taxistas devem passar por curso de qualificação

Atendendo determinação de legislação federal, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, está preparando um curso de qualificação para taxistas. A resolução 456/13 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os autorizatários, isto é, os trabalhadores que pretendem obter alvará para explorar o serviço de transporte individual de passageiros de aluguel a taxímetro devem passar por qualificação.

A resolução determina que a outorga de autorizações para o serviço de táxi no Município se efetivará mediante a classificação dos interessados que somarem o maior número de pontos na avaliação a ser aplicada ao final do curso de taxista, que será ministrado pela Diretoria de Trânsito e Transporte.

A qualificação, conforme determina o Contran, terá duração de 28 horas/aula, sendo 14 horas de noções de relações humanas; oito horas de formação em direção defensiva; duas horas de primeiros socorros; e quatro horas de mecânica e elétrica básica.

O curso, com validade em todo território nacional, poderá ser complementado de acordo com cada órgão responsável pela autorização da exploração da atividade profissional. Em Bertioga, o curso terá duas horas a mais, totalizando 30 horas, e contará com noções sobre o turismo da Cidade. “Vamos prestar informações sobre pontos turísticos, opções gastronômicas e de hotelaria, e ainda apresentar outros atrativos da Cidade e festas comemorativas”, informou o diretor de Trânsito e Transporte.

O diretor ainda esclarece que os alvarás serão concedidos mediante a apresentação de toda documentação exigida por lei e após aprovação no curso de qualificação, que ainda não tem data para acontecer. “Os interessados deverão se inscrever, realizar o curso e passar por avaliação classificatória. Só após a análise de toda documentação o alvará poderá ser expedido”. Ele ainda reforça que o objetivo é garantir a qualidade no serviço e a segurança dos usuários.

Alvarás

Atualmente, em Bertioga, existem 10 alvarás expedidos autorizando o serviço de taxi. No início deste ano foi aprovada a lei 1.100/14 que permite a expedição de mais 40 alvarás. O diretor de Trânsito explica que mesmo os taxistas que já exploram o serviço deverão realizar o curso de qualificação.

Qualidade

A legislação ainda determina que os taxistas devem atender o cliente com presteza, trajar-se adequadamente, manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene e manter em dia a documentação do veículo exigida pelas autoridades competentes.

A Prefeitura de Bertioga dará ampla divulgação sobre as inscrições para o curso de qualificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-9200.