Temporada de verão vai contar com reforço no efetivo dos guarda-vidas

5 de novembro de 2015

Temporada de verão vai contar com reforço no efetivo dos guarda-vidas

Para garantir a segurança dos banhistas que frequentam as praias de Bertioga, a Prefeitura do Município contratou 20 Guarda-Vidas Temporários (GVTS), que reforçarão a Operação Praia Segura em toda a orla da Cidade, nesta temporada. Nesta quarta-feira (04), a Casa da Cultura sediou a formatura de encerramento do curso, com a certificação de 42 jovens.

Incorporada à Operação Verão, os GVT´s vão atuar por 40 horas semanais. A solenidade contou com a presença do prefeito de Bertioga, do secretário de Turismo, Esporte e Cultura, do comandante do GBMar, Major Salvador Alves Diniz Filho e do comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Bertioga, 1º Tenente PM Heriberto de Andrade Silva.

“Fico muito contente quando vejo a participação dos pais. Esse é o grande diferencial do nosso Município. Sei que cada um de vocês está muito feliz e sabe da importância deles estarem caminhando para uma qualidade de vida sadia. Parabéns”, comentou o prefeito.

No início do ano, quando as praias do Munícipio recebem uma grande quantidade de turistas, Bertioga teve sete óbitos, contra oito do Guarujá. Foram 120 salvamentos no Município.  O comandante do GBMar, Major Salvador Alves Diniz Filho, lembra que a maioria das ocorrências envolvem turistas. “Iniciamos o projeto dos temporários em 1997. Durante todos esses anos, Bertioga sempre fez questão de contratar o reforço para a temporada. Isso é muito bom”, comemora.

Os guarda-vidas aprenderam técnicas básicas de recuperação de afogados; técnica de atendimento hospitalar; prática de salvamento aquático; abordagens às vítimas de afogamento; prevenção passiva/ ativa; além de conhecimentos elementares sobre o mar.

Com a contratação, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), reforçado pelos serviços de guarda-vidas e de salvamento marítimo, visa reduzir, controlar e minimizar os afogamentos nas praias de Bertioga.

Os guarda-vidas temporários ajudarão a atender a demanda da temporada de verão, junto com os 40 bombeiros efetivos do GBMar, de 01 de dezembro a 10 de fevereiro. Eles ficarão distribuídos em todas as praias da Cidade – da Enseada à Boracéia, sendo priorizados os locais com maiores riscos e número de frequentadores.

Concurso Estado

O salário dos contratados será de R$ 1.483,57. Todos receberam uma declaração de conclusão do curso por isso, quando o Governo do Estado de São Paulo abrir inscrição para contratação de novos guarda-vidas, quem fez o curso já terá avançado uma das etapas do concurso.

De acordo com o 1º Tenente PM Heriberto, o edital deve sair nos próximos dias, no Diário Oficial da União. Para isso, o Grupamento de Bombeiros Marítimos já está realizando uma pré-inscrição, para aqueles que estiverem interessados em participar do concurso.

Os interessados devem procurar o Posto de Bombeiros de Bertioga (Rua Irmãos Adorno, 74 – Centro. Telefone: 3317-1516) e informar o interesse em se inscrever e o telefone. Logo que o edital for aberto, os candidatos serão informados pelo Grupamento de Bombeiros.