'Trailer da Prevenção' levará testes rápidos de IST, HIV  e hepatites virais para os bairros

3 de junho de 2020

'Trailer da Prevenção' levará testes rápidos de IST, HIV e hepatites virais para os bairros

Com a proposta de fazer um trabalho preventivo nas comunidades, a Prefeitura de Bertioga entregou nesta terça o “Trailer da Prevenção”. O veículo oferecerá testagem rápida para o diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e hepatites virais de forma itinerante.

A unidade móvel foi adquirida por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Programa Nacional de IST/AIDS e será utilizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O veículo funcionará como um ambulatório itinerante, com a realização de teste rápido e coleta para detecções das IST, HIV e hepatites virais, visando a ampliação das atividades de prevenção oferecidas às comunidades. Os serviços também serão integrados às Unidades de Saúde (UBSs).

A equipe será formada por um enfermeiro, três técnicos de laboratório e quatro agentes de prevenção. Após a testagem, os resultados serão entregues aos usuários, que receberão o encaminhamento adequado de acordo com o resultado.

Durante as ações, a população também receberá informações e orientações sobre as medidas de prevenção, como acolhimento e aconselhamento pré e pós teste.