Travessias na ‘Anchieta’ ganham mais segurança com a implantação de lombofaixas

28 de janeiro de 2015

Travessias na ‘Anchieta’ ganham mais segurança com a implantação de lombofaixas

O Código de Trânsito Brasileiro assegura aos pedestres, que estiverem atravessando uma via sobre as faixas delimitadas para esse fim, que tenham prioridade de passagem. Com este objetivo, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, vem implantando, ao longo da Avenida Anchieta, lombadas elevadas, também conhecidas como lombofaixas, iniciando os serviços pelo bairro Indaiá.

Os equipamentos estão sendo implantados em locais de grande circulação de pessoas como comércio e em áreas escolares. Além de oferecer segurança aos pedestres, a iniciativa proporcionará acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida.

Segundo o Diretor de Trânsito e Transporte, este tipo de obstáculo é o que existe de mais moderno com relação à acessibilidade, por se tratar de uma faixa que fica no mesmo nível da calçada. Ele explica, que um cadeirante, por exemplo, terá mais facilidade e segurança ao atravessar a rua. Neste primeiro momento, os serviços vão atender a trechos da via, do Indaiá ao Rio da Praia, com a instalação de cerca de 20 lombofaixas.

“A proposta é conscientizar e reeducar o motorista a seguir as leis de Trânsito, para não colocar em risco a vida dos pedestres”, comenta o diretor, lembrando que essa sinalização de solo tem o proposito de inibir o excesso de velocidade e prevenir acidentes na Avenida Anchieta, que tem um trânsito bastante movimentado.

Os serviços foram iniciados no Indaiá, mas a Diretoria de Trânsito e Transporte já demarcou trechos da avenida que passam pelos bairros Vista Linda, Chácaras e Rio da Praia e, posteriormente vai atender também a trechos da via, na região central, nas proximidades de agencias bancárias, onde o movimento de veículos é maior.

De acordo com o diretor, os serviços atendem a reivindicações da comunidade, por meio de indicações de vereadores, apresentadas em sessões ordinárias, no Legislativo Municipal. Nesses equipamentos, foram investidos aproximadamente R$ 150 mil – recursos provenientes do Fundo Municipal de Trânsito (Fumat). A partir desta semana, a Prefeitura começa a sinalizar os equipamentos com a pintura das faixas.

A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres, mais larga que os redutores de velocidade comuns. Fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela que liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas.