Treinamento prepara servidores e procuradores para operar com o SAJ Procuradorias

18 de setembro de 2015

Treinamento prepara servidores e procuradores para operar com o SAJ Procuradorias

A modernização da gestão processual chegou à Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Bertioga. Entre os últimos dias 09 e 10, procuradores, servidores públicos e estagiários receberam treinamentos para a adoção do Sistema de Automação da Justiça para Procuradorias (SAJ Procuradorias). A solução entra em funcionamento na próxima semana e traz benefícios como segurança e celeridade na citação ao devedor.

O treinamento ocorreu na Faculdade de Bertioga (Fabe). O curso teve um total de 16 horas, aonde a equipe da Procuradoria, que atua com contencioso judicial conheceu as funcionalidades do sistema e recebeu instruções para potencializar o uso. A capacitação foi realizada por especialistas da Softplan, empresa que desenvolve o SAJ Procuradorias.

Conforme o procurador-geral da PGM, Marcelo Luiz Coelho Cardoso , a expectativa é a melhor possível. “Queremos dar um passo enorme em direção ao futuro. Tendo uma ferramenta de gestão processual de primeiro mundo, teremos uma eficiência enorme, melhorando os serviços públicos prestados”, enfatiza.

Integração do SAJ Procuradorias com o Tribunal de Justiça

O SAJ Procuradorias funciona de forma integrada ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), permitindo assim que, em processos de execução fiscal, haja mais celeridade na citação do devedor. A PGM de Florianópolis, por exemplo, utiliza a solução desde 2006, e lá o tempo médio de citação do devedor, que normalmente durava meses, foi reduzido para 15 dias, o que contribuiu para o aumento na arrecadação anual, que chegou a 317%.

A redução no tempo de citação do devedor, segundo o gestor de Projetos da Softplan Fernando do Carmo Maquiaveli, deve-se ao fato de que tudo o que era feito de forma manual, agora, passa a ocorrer de forma digital. Como o sistema permite integração com os Correios, a carta de citação ao devedor ocorre via Aviso de Recebimento (AR) eletrônico.

Ao fim da implantação, que deve ocorrer até o final do ano, a Procuradoria estará apta a gerenciar, por meio do sistema, ações do Contencioso (processos aonde há litígio), do Consultivo (processos administrativos) e de Execução Fiscal Eletrônica (cobrança de débitos). O calendário segue o mesmo adotado pelo TJSP para implantação do SAJ Tribunais, do projeto 100% Digital, em todas as unidades judiciárias do tribunal.

Antes de contar com um sistema informatizado para a gestão dos processos, “a PGM de Bertioga trabalhava com uma grande quantidade de processos em planilhas”, conta o consultor de Produto da Softplan, Adriano de Melo. Para ele, que ministra o treinamento, a adoção do SAJ Procuradorias é uma necessidade básica para controle e segurança.

“Esperamos que a Softplan seja uma parceira forte na virada de jogo que queremos dar no Município. Será uma quebra de paradigma. Estamos passando por uma reestruturação e a empresa tem um papel importante nisso”, afirma Coelho.

O SAJ Procuradorias, além de ser utilizado pela Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, também é a solução das PGMs de Santos, São Vicente, Praia Grande, Porto Feliz, Itu, dentre outras.