Três mil pneus já foram destinados através de convênio entre a Prefeitura e a Reciclanip

10 de outubro de 2017

O descarte irregular de pneus pode causar muitos danos ao ser humano e à natureza. A proliferação de mosquitos e a poluição ao meio ambiente são alguns dos problemas. Pensando nisso, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, dispõe de um ponto de descarte de pneus inservíveis, onde é possível fazer o descarte correto desse material.

Proprietários de mecânicas, bicicletarias e borracharias podem depositar os pneus no Centro de Gerenciamento e Beneficiamento de Resíduos, localizado no Km 227, da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas.

Somente este ano, a unidade já recolheu mais de três mil pneus, que posteriormente são levados pela Reciclanip (Cooperativa de Coleta de Pneus), com quem a Prefeitura mantém convênio. A cooperativa destina os materiais para reciclagem, dando destinação adequada para o que foi coletado.

Uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para a indústria de cimento. O pneu também pode ser utilizado na fabricação de sola de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

Recentemente surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componente para a fabricação de manta asfáltica e asfalto- borracha, processo que tem, sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.