Turismo de base Comunitária atrai visitantes à Vila da Mata em Bertioga

23 de maio de 2024

Turismo de base Comunitária atrai visitantes à Vila da Mata em Bertioga

A Vila da Mata, localizada no bairro Guaratuba, em Bertioga, se tornou uma opção de turismo de base comunitária no Município. Caracterizada como uma comunidade misto cultural formada por caiçaras, pescadores e nordestinos, no local moram cerca de 160 famílias, e recebe turistas e moradores para a prática do turismo comunitário. 

O roteiro inicia com os visitantes conhecendo o Espaço Cultural, onde entendem o funcionamento da Vila. Depois, é possível conhecer o Mirante para ver a paisagem, realizar uma pequena trilha para a casa de alguns moradores da Vila para degustar da Horta Comunitária e conhecer o dia a dia da comunidade e ter um contato direto com a natureza. 

Além de um roteiro turístico familiar, também é possível realizar vivências e aprender mais da vegetação e biodiversidade do local, com atividades culturais como o Cine Campinho, horta comunitária, observação de aves e sobretudo um contato direto com a diversidade cultural de Bertioga.

É assim que a Maura Pereira, uma das representantes da Vila e Monitora Ambiental, conta a sua escolha de ter ido morar no local. “Estamos entre o Rio Itaguaré e o Rio Guaratuba, em meio à Mata Atlântica, com uma natureza riquíssima. Aqui que o turismo de base comunitária tem se desenvolvido para gerar renda às pessoas da comunidade”, comenta Maura.

A Vila conta com diversos espaços culturais e atividades sustentáveis, nascendo há cerca de 50 anos atrás, na região que hoje é reconhecida como Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB). O diretor de Turismo, Filipe Toni, ressalta que o turismo de base comunitária na Vila da Mata não só fortalece nossa economia local, mas também preserva nossas tradições e promove um futuro sustentável para todos. 

Recentemente foi inaugurado a construção de um espaço cultural com uma biblioteca comunitária, mediante uma parceria com o Sesc Bertioga, e através da oficina de Bioconstrução de longa duração realizada com o professor Nunes Bambu, a fim de realizar atividades culturais e dialogar entre si sobre as prioridades da comunidade.

Para conhecer a comunidade, acesse a página no Instagram e confira o documentário da bioconstrução realizado na Vila da Mata: https://bit.ly/3yqMvDj