Turistas elogiam infraestrutura e segurança de Bertioga

9 de janeiro de 2015

Turistas elogiam infraestrutura e segurança de Bertioga

A ocupação de hotéis e pousadas em Bertioga superou a expectativa do segmento. Dos 4.514 leitos existentes em Bertioga, 95% esteve ocupado no período de 31 de dezembro do ano passado e 04 de janeiro deste ano. O setor também está otimista com relação à ocupação no restante do mês de janeiro. A expectativa é de que chegue a 80%, o que deve se repetir também durante o Carnaval.

A Prefeitura de Bertioga se preparou para receber os turistas e visitantes, com reforço nas equipes que realizam os trabalhos no setor da saúde, serviços urbanos, segurança, entre outros. O comerciante de Itaquaquecetuba (SP), Márcio Aleandro da Silva, que estava com a família na praia da Enseada, no Centro, elogiou a infraestrutura da Cidade. “Bertioga está muito bonita, agora a gente pode contar com banheiro e ducha na praia. Sem contar a limpeza e segurança. Fico tranquilo aqui na praia”.

A segurança também foi destacada pela comerciante de Itaquaquecetuba que estava com o grupo, Sandra Regina da Silva. “As crianças ficam tranquilas, só precisamos prestar atenção quando elas entram na água. Mas com relação à segurança na areia, aqui é ótimo”.

A Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, além de desenvolver uma extensa programação de shows e atividades culturais, ainda lançou dois programas de acolhimento ao trade e ao turista: o ‘Ronda Turística’ e o ‘Orientador Turístico’.

O ‘Ronda Turística’ garante segurança e bem estar 24 horas aos usuários de hotéis, pousadas, restaurantes e demais receptivos turísticos. Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar, que garante uma força-tarefa para o atendimento de ocorrências, por meio de um canal exclusivo de atendimento.

“Fui atendido em sete minutos”, comentou Paulo Nunes Júnior, proprietário de uma pousada no bairro Maitinga, que teve problemas com duas pessoas que estavam em seu estabelecimento. “Além da rapidez, a abordagem foi muito respeitosa e eficiente. Esse programa é excelente”.

A parceria foi possível graças ao reforço de policiamento garantido pela ‘Operação Verão’, do Governo Estadual, que destinou mais policiais e viaturas para o Município, além do reforço de integrantes na Guarda Civil Municipal.

Orientador Turístico

Uma equipe composta por 80 pessoas foi capacitada para prestar atendimento aos turistas em toda a orla da praia, no Centro, local de maior concentração, dentro do programa ‘Orientador Turístico’. Eles estão identificados com camisetas brancas, com o nome do programa e circula por toda a orla, no Centro, das 6 às 22 horas, prestando informações sobre pontos turísticos, telefones úteis, localização de equipamentos públicos, como Pronto Socorro, Delegacia de Polícia, entre outros.

Com o objetivo de disciplinar o uso dos espaços públicos e garantir que todos tenham a melhor estadia possível na Cidade, o grupo ainda vai dar orientações para moradores e turistas sobre restrições como uso de alto-falantes e a utilização de equipamentos públicos nos jardins, entre outras.

O atendente Josélio Costa Alves Santana, veio com a família de Itaim Paulista (SP), passar o dia em Bertioga e foi abordado por uma orientadora turística. “Eu estava sentado na grama do jardim e ela disse que eu não podia ficar ali. Ela foi tão educada que me levantei imediatamente, antes mesmo dela terminar de falar”, disse o atendente.

Para ele, esse programa é muito importante, porque além de orientar o turista que não conhece a Cidade, ainda disciplina o uso dos espaços públicos. “Todo mundo sabe que não pode pisar na grama, mas acaba abusando. Acho certo ter uma pessoa por perto pelo menos para lembrar”, comentou Josélio, que costumava frequentar outras cidades da Baixada Santista. “Bertioga está muito linda e segura, por isso preferi vir para cá”.

Todas as estratégias de atendimento ao turista foram determinadas pelo prefeito de Bertioga, que reconhece a importância da geração de emprego e renda proveniente desse segmento. “O turista bem acolhido e bem atendimento divulga a Cidade e sempre retorna, promovendo um ciclo de negócios importante para Bertioga”.