Unidades de Saúde recebem ações de conscientização do Outubro Rosa

17 de outubro de 2017

Unidades de Saúde recebem ações de conscientização do Outubro Rosa

As Unidades de Saúde de Bertioga estão recebendo, durante toda esta semana, uma ação de conscientização sobre o câncer de mama que faz parte da programação do Outubro Rosa na Cidade.

A programação inclui a técnica de relaxamento Reiki; curso sobre a importância e benefício de uma alimentação saudável oferecido pelo Sesc; e orientações de um enfermeiro sobre a importância do autoexame para a detecção precoce do câncer de mama.

Na segunda-feira (16), a USF de Boracéia recebeu a ação. Hoje (17), foi a vez da UBS do Indaiá. Amanhã (18) a população da Vista Linda recebe a ação na UBS do bairro, às 9 horas. O cronograma segue na UBS Maitinga (19), UBS Vicente de Carvalho II (20) e Centro de Especialidades Médicas – CEME (23), às 14 horas.


Mamografias

Outra ação importante realizada pela Secretaria de Saúde durante o mês de outubro é a realização de 600 mamografias. A ação é voltada para mulheres acima de 40 anos que tenham feito a última mamografia há mais de um ano.

As pacientes cadastradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sendo chamadas para realizar o exame. As equipes de saúde das UBS estão aptas para receber, orientar e fazer o pedido de exame das pacientes.

As mulheres que já fizeram o pedido de exame devem aguardar o contato da equipe da Secretaria de Saúde, para que compareçam em data e local agendado para realização do exame.

O Câncer de Mama

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (perde apenas para o de pele não melanoma). No Brasil, em 2017, a previsão é que cerca de 58 mil novos casos sejam diagnosticados – o que representa cerca de 28% dos casos novos de câncer a cada ano. São diversos os fatores de risco: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, comportamentais/ambientais e genéticos/hereditários.

A prevenção, no entanto, é a chave para o sucesso no tratamento da doença: a mamografia pode detectar tumores mamários mesmo antes de serem detectáveis clinicamente. E um diagnóstico no início da doença pode aumentar as chances de cura em até 100%.