Urna para eleição da CIPA vai percorrer repartições públicas

27 de maio de 2014

Urna para eleição da CIPA vai percorrer repartições públicas

DIC

No início do próximo mês, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bertioga (SSPMB) vai percorrer repartições públicas com a urna destinada a recolher votos para eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Prefeitura de Bertioga.

O objetivo é garantir o maior número possível de votantes, uma vez que a legislação determina que o pleito seja legítimo com a participação de 50% mais um de votos dos servidores concursados. De acordo com o presidente do Sindicato, Peter Gades, desde que o prazo para votação foi aberto, no final do ano passado, até agora 121 servidores votaram.

A urna está disponível na sede do Sindicato, que fica na Rua Ivo Henrique, 50, Vila Itapanhaú. A votação pode ser feita das 9 às 15 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-2223.

A CIPA é composta por 10 membros efetivos e 10 suplentes. O presidente é indicado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, após a finalização do pleito. Os membros da CIPA não são remunerados para realizar o trabalho e o mandato é de dois anos.

CIPA

A CIPA foi instituída pela lei 729/06 e tem como objetivo a melhoria das condições de segurança e saúde dos servidores nos ambientes de trabalho. A ela compete inspecionar locais de trabalho, identificando possíveis riscos e solicitando a eliminação, caso ocorram; propor e solicitar medidas de controle dos riscos detectados; analisar os acidentes ocorridos e as doenças de origem laborativa; divulgar as normas de segurança e saúde no trabalho; acompanhar o desempenho e discutir a qualidade de serviços prestados aos servidores afetos às seguintes áreas: trabalho e medicina do trabalho, alimentação, assistência médica, transporte e assistência social.

A CIPA ainda sugere e participa da realização de cursos, treinamentos e campanhas sobre os riscos do ambiente e condições de trabalho, além de acompanhar e avaliar o cumprimento das propostas e solicitações da CIPA, que estiverem sob a responsabilidade da Administração.