Vacinação da Febre Amarela está disponível na Cidade

30 de janeiro de 2017

Vacinação da Febre Amarela está disponível na Cidade

O surto de febre amarela pelo Brasil tem assustado muita gente. Só este ano, já foram registradas cerca de 100 mortes, número muito superior ao de 2016 que teve5 óbitos em todo ano.

Bertioga,mesmo sem nenhum caso suspeito ou notificado,se preparou para esse combate. A vacina está disponível nas cinco unidades de saúde da cidade(confira dias e horário no quadro).

Contudo, não há motivo para pânico. Mas, a Secretaria de Saúde alerta que a vacina precisa ser tomada somente por quem mora ou vai viajar para áreas endêmicas. As pessoas contraem a doença quando são picadas pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Nas zonas urbanas, é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Existem contraindicações para os seguintes grupos: crianças menores de 6meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até 6 meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada duas vezes. Nas crianças, uma dose aos 9 meses e outra, aos 4 anos. Já nos adultos, o intervalo entre as duas doses deve ser de 10 anos.

Cerca de 6 dias após ter sido infectada, a pessoa apresenta os sintomas iniciais, como: febre, dor de cabeça intensa, dores nas costas, no corpo em geral, náuseas e vômito, fadiga e fraqueza. Quem tiver qualquer um desses sintomas, deve procurar um médico imediatamentepois a febre amarela, quando não é tratada de forma rápida, pode levar a morte. Portanto, fiquem atentos!

Quadro: (PODE COLOCAR O QUADRO AO LADO)

Às segundas, das 09 às 12 horas, na UBS Boracéia, Rua Mário Schemberger, s/nº;

Às terças, das 13 às 16 horas, na UBS Vista Linda, Rua José Carlos Pace, 31;

Às quartas, das 11 às 15 horas, na UBS Central, Rua Alberto Augusto de Andrade, s/nº , Maitinga;

Às quintas, das 09 às 13 horas, na UBS Indaiá, Rua São Francisco do Sul, s/nº;

Às sextas, das 13 às 16 horas, na UBS Vicente de Carvalho II, Rua Epifânio Baptista, 637