Ventos provocam queda de árvores que serão repostas pela Prefeitura

28 de agosto de 2015

Ventos provocam queda de árvores que serão repostas pela Prefeitura

Ventos de até 80km/h atingiram Bertioga na quinta-feira (27) e provocaram danos em placas e toldos, sem registro de vítimas. Cinco árvores em vias públicas foram arrancadas pela força dos ventos. A Cidade foi monitorada pela Defesa Civil de Bertioga, que não registrou incidentes mais graves.

As árvores arrancadas serão repostas pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, que contará com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. Foram duas árvores em Boracéia, uma no Rio da Praia e duas no Centro e as espécies repostas serão determinadas de acordo com o Plano Municipal de Arborização Urbana, que identificou as espécies existentes nas ruas e praças da Cidade e determinou a possibilidade de ampliação da arborização.

A Secretaria de Meio Ambiente mantém o programa ‘Adote uma árvore’, que estimula a arborização voluntária de ruas e doa uma muda por contribuinte. Ao aderir ao programa, o contribuinte deve se comprometer a cumprir com as condições para plantio da muda, que é escolhida pelos técnicos do Viveiro de Plantas. O local, que receberá a muda, deve oferecer condições ideais, como ter guia e sarjeta e não estar próximo a bocas de lobo.

Os técnicos irão analisar o local e propor a melhor muda. As árvores mais indicadas para calçadas são as floríferas, que não têm frutos que podem cair nas calçadas e provocar acidentes. Outra recomendação importante antes de plantar uma árvore é verificar se a espécie não tem potencial invasor, que pode matar outras espécies que estiverem próximas. Vale ressaltar que a arborização urbana é um equipamento público que traz benefícios para a população, por isso, sua implementação deve ser realizada com apoio da municipalidade.

Uma boa arborização provoca efeito sinestésico no ser humano, com a beleza, cor e sombra, o que afeta diretamente a saúde das pessoas. As árvores retêm partículas de poluição, além de todos os demais benefícios já conhecidos, como a absorção do gás carbônico e a produção de oxigênio.

Serviço

O Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo fica na Rua Manoel Gajo, 1080 – Centro.  O telefone é 3317-4599.