Vias recebem seis novos radares de velocidade

26 de outubro de 2016

Vias recebem seis novos radares de velocidade

Para ordenar o trânsito e garantir segurança de motoristas e pedestres, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte, instalou seis novos radares de velocidade em diversos pontos da Cidade. Além dos novos equipamentos, foram aferidos os já existentes, garantindo mais precisão no funcionamento.

A lista com os locais e a regulação da velocidade foi publicada no Boletim Oficial do Município (BOM) de sábado (22) e já começaram a valer. Desta forma, os motoristas devem ficar atentos.

No total, estão instalados 14 radares de velocidade, seis novos e oito já existentes. Um dos radares, instalado no semáforo da Avenida Anchieta, no cruzamento com a Rua Raphael Costábile, no Centro, além de controlar a velocidade, 40 Km/h, também identifica, por meio de câmera fotográfica, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestres. Vale ressaltar que o equipamento está instalado em todos os cruzamentos.

Na Avenida Anchieta, na altura do Condomínio Boungainville, no bairro Maitinga, foi instalado equipamento regulamentando a velocidade máxima em 40 km/h, nos dois sentidos da pista. Outro radar novo foi instalado também na Avenida Anchieta, na altura do número 12.071, no bairro Indaiá. No local, o limite de velocidade é de 40 km/h.

Na Riviera também foi instalado um equipamento, na Avenida Riviera, entre o portal de entrada do loteamento e a Avenida São Lourenço, com velocidade de 50 km/h. Ainda na Riviera, foi instalado um radar indicando 40 km/h, na Avenida Marginal da Rodovia Rio-Santos, em frente ao posto de combustível. O quinto novo radar foi instalado no São Lourenço, em frente à Emeif São Lourenço e indica a velocidade máxima de 30 km.

Os demais radares, que já estavam instalados e foram aferidos e colocados em funcionamento ficam na Avenida Anchieta, 9.456, próximo ao Condomínio Hanga Roa, no Vista Linda (50 Km/h); Avenida Anchieta, 3.882, próximo ao Colégio Caiçara, no Maitinga (40 Km/h); Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, s/nº, próximo ao campo de futebol, no Rio da Praia (50 Km/h) e próximo ao Sesc (40 Km/h); Avenida Anchieta 544, em frente à Apae, no Centro (40 Km/h); Rua Jorge Ferreira, próximo à Emei Dino Bueno, no Centro (30 Km/h); Avenida Ayrton Sena, s/nº, próximo à Emeif José Inácio Hora, no Centro (30 Km/h); e na Avenida Valdemar Costa Filho, em frente ao Condomínio Nedda, no Indaiá (40 Km/h).

O diretor de Trânsito e Transporte, Jorge Demigliano, explica que o objetivo é o ordenamento do trânsito e segurança de motoristas e pedestres, principalmente em locais de grande fluxo. “O estudo priorizou locais com grande trafegabilidade, como é o caso da Avenida Anchieta, e ainda nas proximidades de escolas, evitando acidentes”.

Multas

A partir do dia 1º de novembro, os valores das multas por infrações de trânsito terão aumento. Os ajustes serão realizados com base em alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio da lei federal n.º 13.281, sancionada em 4 de maio deste ano.

Veja qual o valor atual e para quanto passará o valor das multas mais comuns: utilizar o celular enquanto dirige – de R$ 85,13, passará para R$ 293,47; excesso de velocidade – de R$ 85,13 (até 20%), passará para R$ 130,16 e de R$ 127,69 (de 20% a 50%), passará para R$ 195,23; estacionar em local proibido – de R$ 127,69, passará para R$ 195,23; e avançar o farol vermelho – de R$ 191,54, passará para 293,47.

Velocidade

Av. Anchieta n. 2.933 em frente ao condomínio Boungainville 40 Km/h
Av. Anchieta, nº 9.546 Próximo ao Condomínio Hanga Roa 50 Km/h
Av. Anchieta, nº 3.882 Próximo ao Colégio Caiçara 40 Km/h