Vigilância Sanitária e Abastecimento realizam blitz no Mercado de Peixe

12 de agosto de 2015

Vigilância Sanitária e Abastecimento realizam blitz no Mercado de Peixe

A Prefeitura de Bertioga realizou, no último dia 05, blitz no Mercado Municipal de Peixe, no Centro, com a finalidade de detectar possíveis problemas e orientar os permissionários de boxes sobre o cumprimento do Decreto nº 443/99, que disciplina as permissões de uso de bens municipais, que integram aquele equipamento.

A ação, coordenada pela Diretoria de Abastecimento, inspecionou 18 boxes, o que resultou em recomendações para providencias relativas à obrigatoriedade de uso de uniforme, limpeza e higienização do local.

Durante a vistoria, que teve a participação de fiscais da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria de Saúde, foi reforçado aos permissionários a obrigatoriedade do uso de uniforme, botas, avental, touca e luvas, e a proibição de qualquer objeto estranho ao local de manuseio dos pescados, como latões de lixo e bicicletas.

Eles também foram orientados a manter os banheiros limpos e higienizados, com detergente adequado para a lavagem das mãos; a limpar e higienizar as balanças usadas para pesar os pescados e alertados para que os funcionários não usem esmalte nas unhas e nem usem brincos, correntes, pulseiras e outros acessórios em desacordo com a legislação pertinente, além da orientação para confecção de caixa de água, rasa, na entrada e saída dos fundos do Mercado para higienização das botas, daqueles que adentrarem ao local.

“A ação dos fiscais é importante para auxiliar os permissionários, que são orientados sobre a forma adequada de trabalhar para bem servir o consumidor”, diz o diretor de Abastecimento, lembrando que a Vigilância Sanitária está preparando o laudo com as modificações que devem ser feitas e que, junto com a Diretoria de Abastecimento, estará acompanhando de perto o cumprimento das determinações.

“Caso haja descumprimento naquilo que foi solicitado, a Prefeitura irá suspender a atividade no local, com a lacração do boxe, só liberando depois que forem cumpridas as determinações, conforme prevê a legislação". Os permissionários têm até a próxima terça-feira (18), para atender às recomendações da fiscalização.