Vila do Bem: Bertioga inaugura complexo de esporte, entretenimento e saúde

1 de dezembro de 2017

Vila do Bem: Bertioga inaugura complexo de esporte, entretenimento e saúde

Em dezembro, a família bertioguense ganhará um espaço inclusivo especial, para atender pessoas de todas as idades, com vários serviços públicos. É a Vila do Bem, que será inaugurada no próximo dia 09. O local é o primeiro complexo sociocultural, esportivo e de saúde do Município e conta com 27,5 mil m² estruturados para receber diariamente centenas de pessoas.

Neste primeiro momento, será aberto ao público o Complexo Esportivo Antonio Rodrigues de Carvalho “Toninho do Leilão”, que dispõe de sete áreas para diversas modalidades.

São elas: campo de futebol society; quadra poliesportiva; quadra de vôlei de praia; pista de skate; pista de caminhada e pista para salto em distância, além das arquibancadas fixas.

O objetivo dos espaços esportivos é contemplar ações para toda a família. “Esta é uma área segura para que crianças e jovens possam realizar diversas práticas esportivas, com tranquilidade”, explica o diretor de esportes, Danilo Lerne.

A Vila está localizada no bairro Chácaras, na Rua São Gonzalo, s/nº. Ela une equipamentos de diversas secretarias: UBS (Unidade Básica de Saúde), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Centro Comunitário, Complexo Esportivo, além de vagas no estacionamento para 82 veículos, 41 motos e 62 bicicletas.

Área construída da Vila do Bem: 2,013,59 m²

Diretoria de Esportes: 103 m²

CRAS: 196,28 m²

UBS: 271,39 m²

Vestiários: 141,70 m²

Portaria: 48,78 m²

Centro Comunitário: 358,10 m²

Equoterapia: 894,33 m² (em construção)

A construção da Vila do Bem faz parte do acordo judicial entre a Sobloco e o Ministério Público, resultado de compensação ambiental pela área de 11 módulos da Riviera. A entrega técnica à Prefeitura de Bertioga foi feita em outubro. Neste período, o local tem recebido sinalização e projeto de comunicação visual.

A previsão da Prefeitura é que o CRAS, UBS, Centro Comunitário e a equoterapia (que está em construção) sejam entregues até março de 2018.

Com a Vila do Bem a Administração Municipal introduz o conceito de atenção integral ao cidadão, reunindo em um só lugar diferentes políticas públicas que se complementam. A atuação articulada das áreas de Esportes, Assistência Social, Saúde e do Fundo Social de Solidariedade contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas e fortalecer a convivência comunitária.