Virada SP chega a Bertioga com Gaby Amarantos, Marcelo Falcão e Pato Fu

26 de outubro de 2022

Virada SP chega a Bertioga com Gaby Amarantos, Marcelo Falcão e Pato Fu

Evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro com 24 horas de programação; projeção mapeada, circo e a cantora francesa de jazz Camille Bertault também fazem parte da Virada

Bertioga será palco de uma verdadeira maratona cultural nos próximos dias 5 e 6 de novembro. A Virada SP, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, chega à cidade com diversas apresentações da cena artística nacional e internacional. O evento totalmente gratuito acontece durante 24 horas e confere a Bertioga, assim como aos outros 21 municípios contemplados pela ação, o título de capital estadual da cultura de 2022.

A programação será aberta ao público e distribuída por seis locais da cidade, entre eles a Tenda de Eventos, o Forte São João e a Vila do Bem Boracéia.

“Bertioga já participou da Virada SP 2021 online e agora, que o evento volta ao formato presencial, trabalhamos com o município para garantir cultura para todos os públicos, de todos as preferências e idades”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora da ação.

A Virada começa no sábado às 17 horas com a apresentação da “Orquetra Geek – Das Cordas da Cultura”, projeto de Bertioga que une jovens e adultos da cidade e região. O grupo tem foco na cultura geek, e engloba músicas de jogos, filmes, séries e animações. Também no sábado, sobe ao palco a atração internacional do evento. A cantora e compositora francesa, Camille Bertault, um dos grandes talentos modernos do jazz e que está em turnê pela América do Sul, se apresenta para o público bertioguense. Gaby Amarantos, uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do que ficou conhecido como ‘tecnobrega’, anima a plateia e encerra as atrações do Palco Enseada no sábado. A cantora sai e assume a banda “Peixelétrico” para fazer a festa na madrugada.

É destaque também da programação, o “Mundo Bita”, projeto musical e audiovisual, que nasceu no Recife e encanta crianças e adultos. O projeto estará no Palco Enseada, na Tenda de Eventos no domingo, a partir das 11 horas. Na sequência, se apresentam o grupo Pato Fu, que comemora 30 anos de carreira este ano, e do cantor Marcelo Falcão, ex-vocalista de O Rappa.

Além de música, o evento reúne outras linguagens artísticas, como teatro, circo, e uma projeção mapeada de 12 horas consecutivas. A projeção conta com trilha sonora original e conteúdo 3D de última geração e promete uma verdadeira transformação no Forte São João.

Para quem já está com saudade do carnaval, a Virada SP Bertioga vai varar a madrugada, da 1h30 às 6h, com o Bloco da Pilantragi, com Rodrigo Bento e DJ Góia no Palco Volante.

No Espaço Cultural Praia, às 18 horas, será exibida a peça infantil  “Os Navegadores de Skidbladnir” da Giralua Cia de Artes, uma saga épica nórdica contada em seis partes. Às 22 horas, é a vez do ator, mágico e comediante chileno Maurício Dollenz, conhecido como “O Mago do Humor” apresentar o “One Man Show”. O espetáculo já passou por mais de 25 países e reuniu milhares de pessoas em um show que mistura ventriloquia, improviso, levitação, ilusionismo e muita criatividade.

“Estar entre os 22 municípios selecionados, entre tantas outras cidades de São Paulo, mostra o reconhecimento pelo trabalho que estamos desenvolvendo pela cultura de Bertioga”, declarou Ney Carlos, secretário de Turismo e Cultura do município. “Estamos muito orgulhosos desta escolha e tenho certeza que nossos moradores e turistas irão adorar a programação do Virada SP deste ano”, concluiu.

Além da Virada SP, o calendário de eventos de Bertioga conta ainda com a ação “Bertioga é + diversão e aventura 365 dias”, na qual são realizados eventos e atividades voltados para a cultura, como shows e apresentações, fortalecendo o turismo cultural da cidade o ano todo.

“A Virada SP vem para somar o calendário turístico da cidade, fazendo com que o município seja um polo ainda mais atrativo, com uma programação recheada de nomes importantes do cenário artístico e cultural brasileiro”, comentou Caio Matheus, prefeito de Bertioga.

A cidade é o 15º município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.

Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.

Virada SP

A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.

Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.

Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.

A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez,  o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.

 

Programação
(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)

 

Tenda de eventos- Av. Vicente de Carvalho, s/no

Palco Enseada

Sábado (5/11)

17 horas-  Orquestra Geek - Cordas da Cultura

19 horas - Camille Bertault

21h30 - Gaby Amarantos

Domingo (6/11)

00 horas - Peixelétrico + convidados

11 horas - Mundo Bita

15 horas - Pato Fu

18h30 - Marcelo Falcão

 

Palco Praia

Sábado (5/11)

18 horas - Thiago Rod

20h30 - Lívia Mattos - Apneia

23 horas - Vanessa Gil

Domingo (6/11)

12h30 Banda Paralela

13h30 João Rafael e Banda

16h30 Batalha Kid ́s +Batalha de Mc ́s Liga da Posse

 

Forte São João - Av Vicente de Carvalho, s/no – Centro

Sábado e Domingo (5 e 6/11)

18 às 6 horas - Projeção Mapeada

1h30 às 6 horas no Palco Volante - Pilantragi - Rodrigo Bento + DJ Góia

Domingo (6/11)

16 horas - Cenas Itinerantes

 

Espaço Cultural Praia - Av. Tomé de Souza, 538

Sábado (5/11)

18 horas - Os Navegadores de Skidbladnir - Giralua Cia de Artes

22 horas - Maurício Dollenz - One Man Show

Domingo (6/11)

17 horas - MB Circo & Domingos Street Jazz Band

18 horas - Coreomania

 

Vila do bem Chácaras - Rua São Gonçalo, s/no, Chácaras

Domingo (6/11)

14 horas - MB Circo & Domingos Street Jazz Band

 

Vila do Bem Boracéia - Av. Henrique Arcuri, 99, Boraceia

Domingo (6/11)

9h45 - Banda Paralela

10h30 - MB Circo & Domingos Street Jazz Band