Visita da delegação de Moçambique a Bertioga pode gerar muitas parcerias

28 de janeiro de 2015

Visita da delegação de Moçambique a Bertioga pode gerar muitas parcerias

A visita do Conselheiro Econômico para a área de Turismo e Cultura da Embaixada da República de Moçambique, Romualdo Johnam, do Presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia Brasil-Moçambique, Fernando Ferreira e do diretor de Marketing da Câmara de Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia Brasil-Moçambique, Rogério Mazini poderá gerar frutos para Bertioga. A delegação esteve na Cidade nos dias 21 e 22, com a intenção de conhecer a infraestrutura e buscar naquele país, uma cidade com as características de Bertioga para iniciar o protocolo de cidades-irmãs.

A delegação foi recepcionada pelo prefeito de Bertioga e os vereadores, que agradeceram a visita e viram como positiva as tratativas para o protocolo de cidades-irmãs. “A Cidade passa por um processo de crescimento e restruturação, e as parcerias vêm ao encontro das ações desenvolvidas pela Cidade. Claro que queremos levar nossa cultura para outros países e também buscar conhecimento para aplicar na nossa Cidade”, garantiu o prefeito.

Apesar da empolgação, o prefeito fez questão de ressaltar sobre a responsabilidade de condução de um processo como este. “Temos que ser cautelosos e fazer as ações com responsabilidade e com propostas concretas”

De acordo com Johnam, ainda não há uma tratativa sobre qual cidade de Moçambique (a ser definida entre Inhembane e Pemba), poderia fazer o protocolo com Bertioga, por isso, nos dias que permaneceu na Cidade fez questão de ouvir os secretários municipais e empresários para buscar subsídios e apresentar as propostas para as cidades de Moçambique.

A Delegação também falou para 60 empresários de vários segmentos da cidade sobre a expectativa de investimentos no país, mostrando a vantagem e incentivos apresentados pelo governo de Moçambique para que estrangeiros possam investir em terras moçambicanas.

Intercâmbio
Para fechar a agenda na cidade Romualdo Johnam e Fernando Ferreira fizeram questão de conhecer o projeto social desenvolvido pela Associação Cultural Internacional da Criança e Adolescente (ACICA).

A sede da entidade fica no bairro Chácaras onde abriga o projeto ‘Meninos das Chácaras, ’ mantido com recursos do Fundo Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA). Uma das propostas levada pela delegação de Moçambique é já iniciar os trabalhos com a cidade propondo o intercâmbio de crianças da Acica para Moçambique.

A gerente do projeto, Gilseli Gonzaga e o maestro Joel Gonzaga viram na proposta a possibilidade de crescimento para a entidade e para Bertioga. “Vamos fomentar para buscar parcerias e conseguir levar nossas crianças para conhecer outras realidades. E lá, vamos deixar uma semente de Bertioga plantada”, frisou o maestro.

Moçambique é um país extenso, tem 11 províncias e numerosas cidades destacadas, entre elas a sua capital, Maputo, que também é a capital da província com o mesmo nome. A maior parte das províncias está no litoral do Oceano Índico. Além disso, conta com parques naturais, mercados, zonas protegidas, praias, estes são o principal patrimônio das diferentes cidades que podem ser encontrados em Moçambique.

Para o conselheiro Econômico não será difícil encontrar em Moçambique uma cidade parecida com Bertioga. “Temos diversas praias, áreas protegidas e muita diversidade cultural”, frisou Johnam, que ainda brincou: “E falamos português”.

Entre as propostas do protocolo poderão ter ações de fomentos para as áreas de Saúde, Turismo, Cultura, Esportes, Educação, Segurança e Meio Ambiente. Os próximos passos serão as tratativas para fechar o protocolo e encaminhar para a cidade escolhida a assinar o termo.

Programa Cidades Irmãs

O programa Cidades Irmãs iniciou em 1956 para promover a paz, a amizade e a compreensão entre dois povos. Através da diplomacia cidadã, o programa tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de amizade e cooperação de forma a contribuir para a prosperidade das duas cidades.

A articulação foi feita por Roberto Luiz de Oliveira, Diretor Institucional da Câmara de Comércio, Indústria, Ciência e Tecnologia Brasil-Moçambique e que faz parte da Associação Cultural, Internacional da Criança e Adolescente (ACICA) de Bertioga.