Vista Linda recebe mutirão de combate à dengue neste final de semana

31 de março de 2016

Vista Linda recebe mutirão de combate à dengue neste final de semana

O bairro de Vista Linda recebe neste sábado (02) e domingo (03), das 9 às 13 horas, o mutirão de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o zika vírus. A ação, realizada pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, vai contar com a participação dos agentes de controle de endemias da Coordenadoria de Vetores e Dengue de Bertioga e dos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).

Durante a operação, os agentes visitarão as casas, informando sobre a doença e as formas de combate, além de verificar possíveis criadouros e aplicar inseticida granulado. Desde que iniciou o mutirão, em janeiro, os agentes já vistoriaram mais de oito mil residências no Município.  Só no último final de semana (26 e 27), foram vistoriados 947 imóveis, localizados no Jardim Raphael e no bairro Vista Linda, na localidade conhecida como Vista Alegre.

Desse total, 536 foram visitados porque estavam abertos; e 441 não foram trabalhados por estarem fechados. Do total de 947 imóveis visitados, 55% estavam abertos e 45% fechados. De acordo com o coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sergio de Jesus, a meta é vistoriar todas as residências do Município – de Caiubura a Boracéia, até 31 de julho. A atividade vem sendo realizada em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, do Ministério da Saúde.

Em Bertioga, só este ano (de janeiro até o momento) já foram registrados 37 casos positivos de dengue. No ano epidemiológico, que iniciou em 01 de julho de 2015 e que segue até o próximo dia 30 de junho, foram contabilizados 107 casos positivos. Não há nenhum registro de zika vírus e da febre chikungunya.

Serviço

Ao identificar um possível foco do mosquito, o morador deve entrar em contato com o Disque Dengue pelo número (13) 3317-6273 ou pelo e-mail:  dengue.bertioga@gmail.com.