Zona Azul começa a funcionar neste fim de semana

23 de dezembro de 2015

Zona Azul começa a funcionar neste fim de semana

Entra em vigor neste fim de semana, o estacionamento regulamentado, mais conhecido como Zona Azul, em localidades específicas de diversos bairros de Bertioga. A ação foi viabilizada pela  Secretaria de Segurança e Cidadania, por meio da Diretoria  de Trânsito e Transporte e vai regulamentar cerca de 1.200 vagas.  A prática estará vigorando na Cidade diariamente, das 7 às 19 horas, até o dia 28 de fevereiro.

A Zona Azul será implantada na região da orla da praia, do Centro até o Maitinga; Indaiá, na Avenida Thomé de Souza e Riviera, podendo ser instalada em outros locais. A novidade deste ano fica por conta do estacionamento na Avenida Anchieta, entre o Banco Itaú e o Mercado de Peixes.

A empresa vencedora da licitação é a Datacity Serviços Ltda. De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, o cartão para o estacionamento regulamentado, para o período de uma hora custa R$2,00, e para três horas, tem o valor de R$5,00.

O diretor de Trânsito lembra que este serviço, em Bertioga, vai gerar 25 empregos temporários. “Os veículos que estiverem sem o cartão e estacionados na área compreendida pela Zona Azul, serão autuados. A penalização baseia-se no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referente ao estacionamento em desacordo com as condições regulamentadas, especificamente pela sinalização (estacionamento regulamentado)”, ressalta.

Segundo o diretor, as placas de sinalização indicando a área de estacionamento regulamentado, a Zona Azul, estarão afixadas nas localidades onde o serviço será implantado e os veículos que desobedecerem à determinação, além de serem autuados, poderão ser removidos do local por meio de guincho e conduzidos ao pátio municipal. Os cartões serão vendidos por equipes de trabalho, devidamente identificados.

Para o diretor, a medida tem como objetivo manter a segurança e disciplinar ainda mais as ações no sistema viário da Cidade, ordenando as vagas disponibilizadas aos motoristas que transitam pelas principais ruas e avenidas do Município durante a temporada de verão, período em que aumenta o fluxo de veículos em Bertioga.