Prefeitura anuncia investimento de cerca de R$ 5 milhões para obras de pavimentação no Mangue Seco

3 de setembro de 2021

As ruas de terra do Mangue Seco, no Rio da Praia, estão com dias contados. O prefeito de Bertioga anunciou nesta quarta-feira (1) um grande pacote de obras para a região, que inclui asfalto, drenagem e calçadas com acessibilidade. Serão investidos mais de R$ 4,9 milhões em infraestrutura urbana.

O edital de licitação para contratação da empresa responsável deve ser publicado até o final do ano e o início da pavimentação está previsto para 2022.

“Todas as ruas serão pavimentadas. Serão quase 4 mil metros de asfalto. O Mangue Seco vai se tornar um novo bairro”, afirmou.

O prefeito adiantou ainda que, além dos investimentos em infraestrutura, o bairro também deve ganhar modernização da iluminação pública e área de lazer para toda a família.

SANEAMENTO

Passo importante para a futura pavimentação, as obras de saneamento básico do Mangue Seco estão em ritmo acelerado. As melhorias, executadas pela Sabesp, em parceria com a Prefeitura de Bertioga, contemplam: rede de esgoto, ligações domiciliares, linhas de recalque e construção de estação elevatória. O investimento total é de mais de R$ 1,9 milhão.

Nesta etapa, está em execução a travessia sob a Rodovia Rio-Santos, utilizando tecnologia pelo método não destrutivo, recurso da engenharia que evita o bloqueio e paralisação do tráfego da rodovia e ruas, proporcionando mais comodidade à população local.

Segundo a Sabesp, a conclusão dos serviços deve ocorrer até 31 de outubro, quando aproximadamente 2.900 metros de rede coletora estarão prontos para operação, garantindo a preservação do meio ambiente e mais qualidade de vida aos moradores.

Com a ligação definitiva das residências à rede coletora, 472 famílias serão beneficiadas com esgoto tratado.

As obras de saneamento do Mangue Seco fazem parte de um pacote de cerca de R$ 12 milhões que contempla o Rio da Praia. Esse avanço somente foi possível com a assinatura de contrato entre a Prefeitura e a Sabesp, em 2018, para concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto.