10º edição do Festival da Mata Atlântica celebra aniversário de Bertioga com programação especial

13 de maio de 2025

10º edição do Festival da Mata Atlântica celebra aniversário de Bertioga com programação especial

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Bertioga realiza a décima edição do Festival da Mata Atlântica, promovido pela Prefeitura de Bertioga, através da Secretaria de Meio Ambiente e do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com apoio do Sesc e do Senac Bertioga. Este ano, o festival tem como tema “Bem-estar e conexão com a natureza” e destaca-se como um espaço de educação ambiental, integração com o meio e valorização das culturas locais.

O evento oferece uma programação variada, com práticas de meditação, yoga, stand up paddle, além de teatro, música e trilhas, promovendo uma verdadeira imersão na natureza, com o objetivo de reforçar a importância de uma conexão harmoniosa entre corpo, mente e espírito, tanto com a natureza interna quanto com a externa.

A programação conta também com shows, espetáculos de teatro e uma mostra de cinema, que apresentará filmes relacionados à história e à cultura local,. Além disso, o festival terá uma feira de artesanato sustentável e gastronomia local, com a participação de artesãos e produtores da região.

O evento contará com a participação de EcoSol Bertioga, Cantinho do Artesão do Sesc, Casa da Cultura, Rota do Cambuci e Up Cambuci, que comercializarão artesanato sustentável e produtos que valorizam as frutas e folhas da Mata Atlântica, destacando a sustentabilidade e a cultura local.

A sexta-feira, 30 de maio, contará com o tão aguardado show da banda Peixelétrico, que celebra 25 anos de carreira com um repertório dançante que mistura forró, MPB, frevo, samba e reggae, proporcionando uma experiência musical única e alegre, que promete envolver o público na celebração do som e da cultura popular brasileira.

 

PROGRAMAÇÃO

Estandes abertos durante toda a programação:
CEA - Centro de Educação Ambiental; SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; FF- Fundação Florestal; Greenpeace; e O Cheiro da Mata Caiçara.

30 DE MAIO

14h - Abertura da Feira de Artesanato

14h às 16h - "Caravana Mangue no Meu Quintal" - (Fundação Florestal através da APA Marinha Litoral Centro)
Espaço interativo com demonstrações, experimentos e atividades criativas, que buscam compartilhar conhecimento sobre o ecossistema do manguezal por meio da ciência.

15h às 16h - Oficina: Jardins Sustentáveis, Acessíveis e Sensoriais - (SENAC)
Oficina dedicada à abordagem de práticas para a criação de jardins sustentáveis, acessíveis e sensoriais.

16h às 17h - Roda de conversa: A Importância do Turismo Regenerativo - (SENAC)
Roda de conversa sobre os princípios e a importância do turismo regenerativo para o meio ambiente e as comunidades locais.

17h às 18h - Palestra: A Importância da Mata Atlântica para o nosso Bem-Estar (SENAC)
Palestra que discute a relevância da Mata Atlântica em práticas sustentáveis no cotidiano, com especialistas em meio ambiente e saúde.

19h - Abertura Oficial
Cerimônia de abertura.

20h30 - Show: Peixelétrico - (SESC)
O grupo celebra os 25 anos de carreira com o show “PEIXELÉTRICO 25 ANOS” apresentando um repertório que mescla músicas autorais dos seus quatro álbuns, além de inéditas e clássicos do Forró Universitário e Forró Pé-de-Serra. Com uma sonoridade dançante, que parte do forró tradicional com citação de elementos de MPB, Frevo, Samba, Reggae e Blues.
Integrantes: Ricardo Trip: voz, violão e compositor das músicas. André Brito: triângulo, percussão, gaita e vocais. Luiz Santos: sanfona e vocais. Paulo Henrique Alves: Zabumba e Vocais e Edgard Paixão: Baixo elétrico.

31 DE MAIO

8h às 9h - Tai Chi na Praia (SENAC)
Prática de Tai Chi, uma arte marcial chinesa baseada em movimentos suaves, respiração e meditação, ao som das ondas do mar.

8h - Stand Up Paddle no Forte - (SESC)
Vivências de Stand Up Paddle propiciando a prática de atividades físicas e de lazer em ambiente natural, proporcionando maior contato com a natureza e qualidade de vida e conscientização da comunidade para os benefícios da vida ativa e saudável.

8h - Meditação Tambores Flow (+ 10 anos) - (SESC)
Tambores Flow se propõe ser um ponto de intersecção entre corporeidade, vitalidade, criatividade, consciência, territórios de resultados tanto a meditação quanto das expressões artísticas. Meditar com o tambor, torna muito mais simples, rápido e gentil a direção que todo meditar propõe: ir ao mundo interno e pessoal, ver como estão nossas emoções, corpo e mente, e compreender quem somos.

10h às 14h - Oficina: Os benefícios da Quick Massage - (SENAC)
Oficina voltada à apresentação dos benefícios da Quick Massage para o bem-estar e a saúde.

11h e 15h - Memórias D´Omar com Cia. PlastikOnírica - (SESC)
Espetáculo com animação de boneco híbrido, objetos e kamishibai para espaços públicos e não convencionais. Com caráter itinerante e intimista, a obra conta com cenas curtas, sem o uso de texto falado, apresentadas dentro e ao redor de um barco sobre rodas que serve de cenografia e suporte para a manipulação dos elementos de cena.

13h - Madeiras para Construir e Brincar com Naturalis Arte em Madeira (+ 7 anos) - (SESC)
A oficina envolverá a construção de objetos e ou brinquedos lúdicos estruturados e não estruturados por meio do reuso de madeira de marcenaria e poda. Serão utilizadas técnicas básicas de marcenaria para crianças. Os participantes irão lixar, montar, colar e desenhar nas peças estruturais de seus objetos/brinquedos. Cada participante poderá levar seu brinquedo para casa.

15h às 16h - Oficina: Horta Orgânica - (SENAC)
Oficina dedicada à introdução de práticas relacionadas ao cultivo de hortas orgânicas.

16h às 17h - Workshop de Aromaterapia e Óleos Essenciais - (SENAC)
Exploração dos benefícios dos óleos essenciais retirados de plantas nativas e seu impacto na saúde mental e bem-estar.

17h às 18h - Marketing Verde: ESG na prática - (SENAC)
Apresentação sobre os princípios do marketing verde e a aplicação prática dos conceitos ESG.

17h30 às 18h30 - Sessão Cinema: Lançamento dos documentários “Bertioga, Raízes Nordestinas” e “Bertioga Memórias, por sua gente”
Serão exibidos os documentários inéditos “Bertioga, Raízes Nordestinas” e “Bertioga Memórias, por sua gente”, que celebram a história e a cultura local. As obras valorizam relatos de moradores e a memória afetiva de Bertioga.

18h30 às 19h - Bate papo com diretores e elenco dos documentários
Momento de troca e conexão do público com os realizadores e participantes dos documentários “Bertioga, Raízes Nordestinas” e “Bertioga Memórias, por sua gente”.

20h30 - Show: Cataia - (SESC)
A banda, que iniciou a carreira na Ilha do Cardoso apresenta uma fusão de ritmos tradicionais da cultura brasileira com a música pop universal. Com três álbuns lançados no Brasil, um na Europa, além de participações em duas coletâneas internacionais.

01 DE JUNHO

8h - Stand Up Paddle no Forte - (SESC)
Vivências de Stand Up Paddle propiciando a prática de atividades físicas e de lazer em ambiente natural, proporcionando maior contato com a natureza e qualidade de vida e conscientização da comunidade para os benefícios da vida ativa e saudável.

8h - Yoga - (SESC)
Entre os principais objetivos da prática complementar de origem indiana estão o autoconhecimento, o relaxamento e o bem-estar por meio de exercícios respiratórios (pranayamas), posturas físicas (ásanas) e meditação.

10h – A Natureza em Mim - (SESC)
Simone Beatriz Takuá, filha de uma mulher indígena e pai italiano, nasceu e foi criada na aldeia dentro da cultura GUARANI MBYA. Durante toda sua vida teve passagem por diversas aldeias por alguns estados brasileiros. Em Mato Grosso viveu juntamente com o povo (parentes) NAMBIKUARA e foi muito marcante em sua vida pois ali ela passou pelos rituais da puberdade dentro da cultura nambikuara. Carrega dentro de si o aprendizado de muitas mulheres indígenas e convida você para uma roda de conversa para trocar saberes.

12h - 14h Concurso Gastronômico
Tema: "Sabores do Cambuci – Tradição e Criatividade na Cozinha"
Será realizado um Concurso Gastronômico que valoriza o uso do cambuci como ingrediente principal. O objetivo é estimular a criatividade culinária, divulgar receitas originais e fortalecer a identidade cultural e ambiental da região. O concurso será aberto a participantes da comunidade, cozinheiros amadores, profissionais e apaixonados pela gastronomia que queiram apresentar suas receitas nas categorias Doce, Salgado ou Bebida.

13h30 - Contação de história com a Cia Arlekrim
Praia sem Lixo: as aventuras do Camarão João e Siri-Bela.

15h - Cortejo Balanço do Mar - (SESC)
Encontro sonoro interativo que passeia pelo universo marítimo apresentando um repertório de músicas brasileiras com temáticas do mar. Durante a apresentação, músicos e dançarinos interagem com o público propondo um mergulho pelo fundo do mar com danças e brincadeiras valorizando a importância de cuidar das águas e dos animais do planeta.

16h - Encerramento.