Homenagens marcam 6º  aniversário do Marco da Paz em Bertioga

5 de janeiro de 2015

Homenagens marcam 6º aniversário do Marco da Paz em Bertioga

Bertioga realizou no último dia 02, a cerimônia em comemoração ao 6º aniversário do Marco da Paz, construído na Praça da Primavera, no bairro Rio da Praia, em frente à unidade do Sesc. O evento foi marcado por homenagens a três pessoas que se destacaram na propagação da paz, em trabalhos de ação social no Município. 

Os homenageados foram conhecidos no ato da cerimônia. Nesta edição receberam a réplica do Marco da Paz, a professora e advogada, Jacira Aparecida Costa Pinto; a funcionária pública, que atua na área de Recursos Humanos da Prefeitura de Bertioga, Terezinha Maria de Souza Borges; e o empresário Valério de Souza, popular Guerreiro do Açaí.

A celebração também foi marcada pela presença de Gaetano Brancati Luigi, idealizador das construções dos monumentos do Marco da Paz no mundo, que foi recepcionado pelo prefeito de Bertioga. Luigi esteve acompanhado por Leopoldo Damo e José Nassif, gerente de Infraestrutura e diretor- conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, respectivamente.

Na oportunidade, Luigi parabenizou o prefeito de Bertioga pela preocupação em manter a cultura da paz. “Parabéns prefeito por praticar essa ação social. Estamos todos integrados e fortalecidos porque levamos a mensagem dessa cultura em nossas mentes para florescer a paz em nossos corações”, ressaltou o idealizador do marco.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Bertioga destacou a frase sempre dita pelo idealizador do monumento: “não adianta deixar tijolos para nossos filhos, temos que deixar o mundo para eles”, ressaltando que é o momento de viver a união no Município, caminhando de mãos dadas para solucionar problemas primordiais. “Sem a família fortalecida não teremos uma sociedade minimamente feliz para ser receptivo. O exercício da paz é constante, por isso precisamos construir o alicerce para consolidá-la”.

Na oportunidade professores do Projeto Musicando, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, abriram a cerimônia executando os hinos Nacional e de Bertioga, entre outras apresentações musicais, com canções ressaltando a paz.

A cerimônia contou com a presença de secretários, diretores e assessores municipais, representantes de Ongs e conselhos e dos vereadores Toninho Rodrigues, Márcia Lia, Alemão, Alecrim e Arlindo, que na oportunidade representavam a Câmara Municipal.

O Marco

O Marco da Paz instalado já em várias partes do mundo surgiu de um sonho de Luigi, que ainda criança, sentiu na pele os horrores da 2ª Guerra Mundial. O monumento tem como objetivo lembrar aos povos a importância da construção de uma cultura de paz. O Marco tem o apoio da Associação Comercial de São Paulo e parceria da Prefeitura de Bertioga.

Trata-se de um monumento que já atravessou as fronteiras do Brasil, lembrando aos homens dos cinco continentes a importância de se construir uma cultura de paz, fraternidade e solidariedade, e a promessa de um mundo melhor.

O primeiro Marco da Paz foi instalado no “Pateo do Collegio”, berço da cidade de São Paulo, em 2000. De lá em diante o símbolo da paz vem sendo espalhado por várias partes do Brasil, como Lapa, Aparecida, Tatuapé e Bertioga, no Estado de São Paulo; e no mundo, em países como México, Argentina, China e Itália, na província onde Luigi nasceu.