Agentes comunitários iniciam cadastro das residências em Boracéia e Guaratuba

10 de fevereiro de 2015

Agentes comunitários iniciam cadastro das residências em Boracéia e Guaratuba

Cerca de 2.600 casas dos bairros de Boracéia e Guaratuba já receberam a visita dos Agentes Comunitários de Saúde, contratados pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde. As visitas, que continuam nos próximos meses, têm como objetivo cadastrar cada unidade familiar, como primeiro passo para a implantação da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A Secretaria de Saúde solicita à comunidade dos bairros que recebam bem os Agentes Comunitários e, em caso de dúvida, o morador poderá solicitar informações sobre o profissional pelo telefone 3312-2641, da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia.

Todos os agentes comunitários contam com identificação e preenchem um cadastro domiciliar com informações como endereço, tipo de moradia, características das residências, quantidade de moradores, o sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, entre outras.

Essas informações serão incluídas no sistema do Ministério da Saúde e todos os dados também poderão ser acessados pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse trabalho é fundamental para o atendimento básico, principalmente com relação à prevenção à saúde.

Um dos moradores de Boracéia, que recebeu a visita dos agentes comunitários foi o aposentado Justo Francisco Resende. Entre uma conversa informal e as respostas aos questionamentos, seu Justo não levou mais do que 10 minutos. “Acho muito importante esse trabalho. Muitas pessoas não sabem que precisam ir ao médico. Mas eu me cuido. Tenho um monte de resultados de exames que os médicos já viram”, revelou o aposentado, que tem 82 anos e faz tratamento para diabetes e hipertensão na UBS de Boracéia.

“Eu já conheço o seu Justo daqui do bairro. Só não sabia que ele morava aqui”, comentou o agente comunitário Edson Alcântara Aguiar, que é morador em Boracéia. Vale ressaltar que um dos requisitos para trabalhar no programa é ser morador na localidade, como forma de criar uma identidade entre o agente comunitário e os moradores.

Boracéia será dividida em duas áreas e Guaratuba, em uma, e cada uma delas, será dividida em oito microáreas, que receberão o atendimento de um agente comunitário cada uma. A estimativa é de que cada agente comunitário seja responsável por 150 casas e realize pelo menos uma visita mensal. O próximo passo será visitar novamente as casas, cadastrando cada morador e identificando possíveis demandas médicas.

Entre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabete, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.

A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, baseados em uma unidade básica de saúde. As três primeiras equipes vão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia e a Secretaria de Saúde já estuda a implantação do serviço em outras localidades.