Agentes Comunitários reforçam o combate a dengue no Município

10 de junho de 2016

Agentes Comunitários reforçam o combate a dengue no Município

A partir de julho, quando será iniciado o ano epidemiológico da dengue, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Bertioga, que fazem parte do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), implantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, irão reforçar o trabalho de combate e prevenção ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, chikungunya e  do zika vírus. As equipes sediadas nos bairros, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passaram por treinamento para iniciar os trabalhos nas comunidades.

Nesta quinta-feira (09), 17 agentes que vão atuar no Indaiá, participaram da capacitação, na sede do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos de Bertioga (Bertprev). Essa foi a última equipe a receber treinamento com aulas teóricas, antes das ações práticas. As demais  – Boracéia, Jardim Vicente de Carvalho, Vista Linda e Centro já passaram  por capacitação.

Conforme explica a secretária de Saúde, Mari José Sanz Sogayar, os gestores públicos têm a reponsabilidade de treinar as equipes a fim de que elas possam conhecer detalhes de cada ação que deverão desenvolver junto as comunidade.

Durante as visitas domiciliares, as profissionais irão orientar os moradores sobre as formas de evitar a proliferação do inseto e eliminar depósitos inservíveis. A mudança segue a orientação do Ministério da Saúde para reforçar as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde.

Além da dengue, entretre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabete, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.

A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, baseados em uma unidade básica de saúde. No total, 80 agentes foram preparados para trabalhar nas ações contra a dengue no Município. Entre os 80 estão 20 Agentes de Controle de Endemias (ACE), da Coordenadoria de Vetores e Dengue de Bertioga.