Agentes da Defesa Civil marcaram presença em conferência nacional

10 de novembro de 2014

Agentes da Defesa Civil marcaram presença em conferência nacional

Garantir a profissionalização, qualificação e a valorização dos agentes de Proteção e Defesa Civil, por meio da criação da carreira por ingresso, através de concurso público nas três esferas de governo. Essa foi a principal proposta aprovada durante a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC), que aconteceu entre os dias 04 e 07, em Brasília (DF).

Bertioga teve a participação de três agentes: Nelson Muniz Lopes (sociedade civil), Rodolfo Ernandes (conselhos profissionais) e Durval Costa (sociedade civil). O evento reuniu 1.229 delegados de todas as cidades do Brasil. No total, foram aprovadas 40 propostas para o setor. São 10 princípios e 30 diretrizes, que devem influenciar diretamente a formulação de políticas públicas de defesa civil.

Para chegar às 40 escolhidas, os delegados participantes debateram e analisaram 415 sugestões ao longo dos quatro dias de evento. Dentre as propostas aprovadas estão à implantação do Sistema Único de Proteção da Defesa Civil; Criar, institucionalizar e estruturar as organizações de Proteção e Defesa Civil e criar Fundos de Proteção e Defesa Civil nas esferas Municipal, Estadual e Federal, em todo o território.

Além disso, eles também votaram a criação de plano de carreira por ingresso em concurso público, em âmbito federal, estadual e municipal; e a criação e regulamentação da profissão de agente de proteção e defesa civil, de técnico de defesa civil e outras correlatas, nas três esferas de governo.

“A conferência foi muito boa. A gente aprendeu muito e trocou experiências com agentes de outras cidades. Aprendemos muito. O interessante é que teve a participação de representantes de todo o estado e cada um pode apresentar as dificuldades que possuem em sua cidade. No nosso caso, a gente não tem problema de investimento porque o prefeito de Bertioga está sempre nos ajudando”, comentou o agente da Defesa Civil de Bertioga, Nelson Muniz Lopes.