Aldeia Guarani comemora cultura indígena com extensa programação

15 de abril de 2016

Aldeia Guarani comemora cultura indígena com extensa programação

Três dias de intensa programação com muita interação. Essa é a proposta da Aldeia Rio Silveira, que vai realizar na quinta, sexta e sábado (21 a 23) O Festival da Cultura Indígena Guarani Mbya. O evento conta com apoio da Prefeitura de Bertioga. “Mbya”, em Guarani, significa “verdadeiro”.

Os interessados em conhecer um pouco da cultura indígena terão transporte gratuito na sexta-feira e no sábado. A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, está disponibilizando dois ônibus para a Aldeia, que fica em Boracéia. Serão duas saídas, no período da manhã, às 9 horas, com retorno às 13 horas, e no período da tarde, com saída às 13 horas e retorno às 18 horas.

O ponto de encontro será na Casa da Cultura, que fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Centro. As agências de turismo de Bertioga também contam com pacotes especiais para os dias do evento. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3319-9150.

Toda a programação acontece das 9 às 19 horas, no campo de futebol da Aldeia. No local haverá infraestrutura para os visitantes e estão sendo esperados 60 índios das aldeias de Parelheiros, em São Paulo, e Sapucai, de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, ambas da etnia Guarani. Da Aldeia Rio Silveira estarão participando cerca de 400 índios.

No período da manhã, os Guarani farão apresentações culturais como dança e música. A beleza do artesanato estará em exposição, como as bijuterias confeccionadas pelos indígenas, algumas réplicas de arco e flecha e outros artefatos, além das cestarias, que chamam a atenção pelo trançado e colorido das peças. Os visitantes também poderão congraçar com os índios, por meio da pintura corporal, cada uma com um significado especial.

A partir das 14 horas, os Guarani farão apresentações de dança, como o xondaro guerreiro e a tangara guerreira, ritual que representa o final da adolescência e o início da fase adulta para os jovens da etnia.

A força e a habilidade dos Guarani serão colocadas à prova durante as apresentações esportivas. Disputas no arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida e futebol estão previstas para acontecer durante toda a tarde.

Para encerrar a programação do dia, os Guarani vão apresentar a beleza das mulheres indígenas, com o Desfile de Xondaria.

O Festival de Cultura Indígena Guarani Mbya é gratuito. O acesso à Aldeia Rio Silveira é feito pela SP-55 (Rodovia Rio-Santos), no km 189, pela Alameda Mauá.

Escolas homenageiam os índios

Para envolver os alunos da rede municipal de ensino nas atividades do Dia do Índio, a Secretaria de Educação está propondo como atividade a criação de poemas sobre o tema com alunos do 5º ano.

A modalidade poema já vem sendo trabalhada pelos professores e cerca de 900 alunos estarão envolvidos na atividade. Cada escola deverá escolher um poema entre todas as salas, que será encaminhado para a Secretaria de Educação, e será escolhido um deles para representar toda a comunidade escolar na homenagem.

Todos os alunos da sala de aula cujo poema foi escolhido vão fazer uma visita à Aldeia Rio Silveira no dia 19 de abril, Dia do Índio, para um intercâmbio cultural.

Confira a programação do Festival para quinta, sexta e sábado (21 a 23)

9 horas – Abertura com apresentações culturais e venda de artesanato

14 horas – Apresentação de dança xondaro guerreiro

14h20 – Apresentação de dança tangara guerreira