Ampliação de UBSs vai permitir a expansão do Programa de Saúde da Família

24 de abril de 2015

Ampliação de UBSs vai permitir a expansão do Programa de Saúde da Família

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Bertioga já estão sendo preparadas para receber equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). São as unidades do Indaiá e Vista Linda que estão passando por reforma e ampliação, cujos projetos estão sendo executados conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Na UBS do Indaiá, a obra de ampliação já foi concluída e serão licitados os serviços de reforma da parte já existente. A unidade ganhou, em uma área anexa, oito salas e dois banheiros em 150 m2 de construção. O custo é de R$ 257.900, com contrapartida da municipalidade de R$ 47.900,00.

Já na UBS de Vista Linda, a área de ampliação tem 140 m2, e não fica contígua ao prédio já existente. Conta com 10 salas e dois banheiros. A obra já está em andamento e a previsão de conclusão é de 90 dias. Para o prédio já existente não há a necessidade de reforma.

O custo da obra é de R$ 362.800,00, sendo R$ 217 mil, provenientes do Ministério da Saúde e a contrapartida da municipalidade de R$ 145.800,00. A Secretaria de Saúde ainda estuda a possibilidade de ampliar a construção em 30 m2 para implantação de dois banheiros e uma sala de espera.

Os recursos são provenientes do programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), no Ministério da Saúde. As obras vão garantir melhor atendimento à comunidade, fortalecendo a atenção básica de saúde.

A UBS do Indaiá vai contar com duas equipes do PSF e a de Vista Linda, com três. Cada equipe será formada por um médico, uma enfermeira, dois auxiliares técnicos de enfermagem, oito agentes comunitários e dois administrativos. Vale ressaltar que a UBS de Boracéia foi a primeira a receber duas equipes do PSF.

O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde, acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade, que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.