Apresentação da Orquestra e Coral de Bertioga encerra Semana da Pátria

3 de setembro de 2014

Apresentação da Orquestra e Coral de Bertioga encerra Semana da Pátria

As comemorações pela Semana da Pátria em Bertioga encerram no domingo (07), Dia da Independência do Brasil, com uma programação que acontece a partir das 17 horas, no Parque dos Tupiniquins. O público poderá assistir a apresentação da Orquestra e Coral de Bertioga e em seguida, às 18 horas, haverá o arriamento das bandeiras. O evento é gratuito e por ser ao ar livre, em caso de mau tempo poderá ser cancelado. O hasteamento das bandeiras aconteceu em cerimônia realizada na segunda-feira (01), pelo prefeito de Bertioga.

O ponto alto da programação da Semana da Pátria realizada pela Prefeitura de Bertioga em parceria com o Sesc, é o concurso de desenho que dará premiação para os três melhores trabalhos desenvolvidos sobre o tema ‘Forte São João’.

De segunda (01) a sexta-feira (05), cerca de 800 alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino estão se revezando para assistir a apresentação de um contador de história sobre o Forte São João. Durante a explanação, que acontece no interior da fortaleza, um ilustrador desenha a história, aguçando a imaginação da criançada.

Depois do aprendizado, os estudantes vão até a tenda montada na Praça de Eventos que abriga a Festa do Camarão na Moranga, onde recebem papel e giz de cera para desenhar tudo que aprenderam sobre uma das mais importantes fortalezas do Brasil.

Bruno Cardoso Rocha, de 9 anos, estudante da Emeif Giusfredo Santini, disse que aprendeu muito sobre o Forte São João. “Serviu para combater os inimigos e hoje vêm muitos visitantes. Aqui a gente vê coisas sobre os índios, as armaduras e o padre José de Anchieta”. Sobre seu desenho, ele diz: “fiz os tupinambás que queriam destruir o Forte”.

Concurso

Na próxima semana, uma comissão julgadora irá avaliar os desenhos e escolher os três melhores, conforme regulamento do concurso divulgado no Boletim Oficial do Município (BOM) de 30/08/14. O primeiro e segundo lugares receberão como prêmio um tablet e o terceiro, uma bicicleta.

Vale ressaltar que o desenho será identificado apenas com uma numeração, portanto, a comissão julgadora não terá a identificação da escola e do aluno. Desta forma, poderá ocorrer mais de uma premiação para alunos de uma mesma escola. O resultado do concurso será publicado no BOM do dia 13/09/14.

A premiação será entregue pelo prefeito de Bertioga, que recepcionará os alunos vencedores e suas salas de aula em seu gabinete. A data da entrega da premiação será divulgada oportunamente.