Artesãos recebem certificados de oficina de bonecos gigantes

4 de março de 2015

Artesãos recebem certificados de oficina de bonecos gigantes

Cerca de 20 artesãos de Bertioga, participantes da oficina de bonecos gigantes, que desfilaram entre os blocos durante o carnaval, receberam seus certificados no início da noite de terça-feira (03), em cerimônia realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade do Município. A proposta da Prefeitura é expandir essa ideia – utilizando bonecos, para caracterizar outros eventos da Cidade a exemplo das festas gastronômicas como a da Tainha e do Camarão na Moranga e o Festival Nacional da Cultura Indígena.

Mais do que um carnaval alegre, durante a entrega dos certificados, o prefeito de Bertioga ressaltou a integração social entre os participantes, que resultou nesse trabalho, fruto do empenho da união de todos. “Foi dado o pontapé inicial. A proposta é atrair mais participantes para que a ideia seja multiplicada e as técnicas aprimoradas para outros eventos, além do carnaval”.

A artista plástica, Maria Olívia da Silva participou da oficina e aplaudiu a iniciativa da Prefeitura. “Era algo que queríamos há muito tempo. Foi um trabalho maravilhoso, onde aprendemos muito um com o outro. Que essa iniciativa sirva de incentivo para que outros artistas venham acrescentar ao grupo”. Compartilhando da opinião de Maria Olívia, o artesão James Brown parabenizou a proposta do Município e sugere que oficinas semelhantes sejam levadas às escolas a fim de que os jovens se envolvam nesse trabalho, colaborando na divulgação dos eventos culturais da Cidade.

Para o secretário de Turismo a criação dos bonecos não só mostra um novo momento da cultura bertioguense como demonstra o valor e a capacidade dos artesãos de Bertioga. “Vale destacar o envolvimento da nossa equipe na realização deste grande evento que teve como principal objetivo trabalhar a identidade do nosso carnaval”.

Durante a oficina, coordenada por Benito Campos, um dos maiores carnavalescos de São Luiz do Paraitinga, foram confeccionados cinco bonecos de aproximadamente dois metros de altura. Eles foram batizados de Malandro, Palhaço, Nega Maluca, Timbalada e Duarte. O último é uma homenagem a um conhecido comerciante do município, já falecido. Para os próximos carnavais a meta é criar uma identidade com a Cidade, incorporando personagens locais e criando a tradição dos desfiles dos blocos de rua com a participação dos bonecos gigantes. A proposta também é estender a ideia para outros eventos, criando bonecos para circular durante as festas gastronômicas, juninas e o Festival da Cultura Indígena.